8 de julho de 2004

Linguagens novas...

O mais difícil de mudar de ambiente de desenvolvimento não é aprender a sintáxe de uma nova linguagem - mesmo quando você passa do C procedural para o Java Orientado a Objeto.

A gramática é só o básico, que muda muito pouco de linguagem para linguagem. Logo depois vem o vocabulário... Até para expressar dúvidas à colegas ou em fóruns, é necessário chamar as coisas pelos seus nomes próprios... Mas o vocabulário pode ser pesquisado e normalmente não é extenso ou muito diferente dos de outras linguagens.

O complicado é ganhar a manha, a melhor maneira de uso, da linguagem.

Porque, como qualquer um que já trabalhou nessa área sabe, dado um problema e dez programadores, você terá dez soluções diferentes. Algumas melhores e outras piores.

A manha só vem com o tempo, não tem jeito. É usar a linguagem e discutir o que se fez, e revisitar programas antigos seis meses depois e se horrorizar com todas as coisas inaceitáveis que se implementou. Olhar o código de outras pessoas e se perguntar constantemente "porquê?"

Não que ter essa clareza de entendimento sobre a "manha" de uma determinada linguagem diminua a dificuldade de lidar com essa curva de aprendizado.

Mas para quem costuma trabalhar com o que pintar, ter isso muito claro na mente é uma forma de reduzir as frustrações.

Dê tempo ao tempo.

Nenhum comentário: