11 de julho de 2004

Igualzinho ao Brasil...

Domingo, 22:30h.

- Banco XPTO, boa noite em que posso ajudá-lo?
- Uh, boa noite. Vocês me cobraram US$ 35 na conta do cartão de crédito como uma taxa por atraso, mas eu acho que eu paguei adiantado...
- Senhor, o seu pagamento consta como dia XX, dois dias depois da data de vencimento.
- Sim, esse foi o pagamento que eu fiz quando eu recebi um e-mail avisando que o pagamento estava atrasado. Mas se você olhar no dia YY, vai notar que eu fiz um pagamento de Z.
- Sim, mas esse pagamento foi compreendido como parte do ciclo de cobrança do mês anterior.
- Bem, mas não foi essa minha intenção. Eu nem sei quando termina o ciclo de cobrança de vocês... E porque eu faria dois pagamentos no mesmo ciclo de cobrança propositalmente? Eu quis adiantar um pagamento justamente para não esquecer e acabar atrasando!
- Compreendo. Eu vou creditar sua conta nos US$ 35. O seu ciclo de cobrança termina no dia blah blah blah blah blah...

--------

O mais surpreendente foi a minha certeza de que eles iriam remover o débito. E a confiança de que eu ia encontrar alguém a minha disposição as 10:30 da noite de um domingo.

Morar aqui tem dessas coisas que temos de desprogramar da cabeça...

Você está no controle da relação de compra de produtos e serviços, não o contrário - como acontece no Brasil.

Aqui se você compra um produto e depois decide que não é o que você esperava, 99% das vezes você leva de volta e a loja troca ou reembolsa você. Se você prefere as empresas bem estabelecidas então, 99,9999% das vezes!

E se um prestador de serviços - digamos, um banco - percebe que vai deixar você insatisfeito, fazem um esforço visível para resolver o problema à sua satisfação.

Eles não me fizeram favor nenhum em devolver os US$ 35.

Eu e que faço um favor usando os serviços deles e não os de um concorrente...

E ao resolver meu problema ainda garantiram que se alguém perguntar, eu vou falar bem deles. Talvez até referendá-los.

Não seria maravilhoso se fosse assim no Brasil?

Nenhum comentário: