18 de julho de 2004

Acentuação em português no Powerbook (OS X)

Não sei se já mencionei o extraordinário keyboard layout para o Mac OS X do Rainer Brockerhoff, US International. Ele emula no Mac OS X o comportamento do velho e bom teclado US-International do Windows, facilitando a vida de usuários no mac acostumados com o Windows.

Meu problema é que no X11, que uso para poder rodar a atual versão disponível do Open Office para Mac, todos os acentos funcionam super bem à exceção do acento agudo e do trema (' e ").

Vamos combinar que sem acento agudo e trema, fica muito difícil...

Eis a solução para esse problema:

a) Num terminal do X11, digite:

xmodmap -pke > Xmodmap.current

Isso vai criar o atual mapa de teclado no arquivo Xmodmap.current.

b) Edite o arquivo Xmodmap.current com o seu editor de textos preferidos e busque por "apostrophe" (keycode 48 no meu Powerbook). Inclua, logo após o sinal de igualdade: "dead_acute dead_diaeresis". Sua linha deverá parecer com:

keycode 48 = dead_acute dead_diaeresis apostrophe quotedbl ae AE

c) Num terminal do X11, digite:

xmodmap Xmodmap.current

Pronto, seu acento agudo e trema vão funcionar corretamente no Open Office de agora em diante.

Por enquanto você vai ter de executar o passo c) toda a vez que abrir o Open Office. Estou estudando uma forma de automatizar este processo, provavelmente editando o xinitrc - que deve estar em algum lugar por aqui... ;-)

Boa sorte!

Atualização: Eu achei o xinitrc em /etc/X11/xinit/xinitrc. Ele diz claramente que um arquivo no $HOME_DIRECTORY de nome .Xmodmap será usado. Mas isso não parece surtir o mesmo efeito de digitar o comando no xterm. Tentei copiar o arquivo e criar o meu próprio .xinitrc no meu home directory, adicionei um comando que cria um arquivo se a linha que executa o xmodmap para o arquivo .Xmodmap for executado. Ele é executado. Mas o resultado esperado não é alcançado. Estou estudando outras possibilidades. Por enquanto criei um arquivo chamado fixAccents.sh com o comando dentro e executo ele com . fixAccents.sh - isso funciona bem.

Nenhum comentário: