24 de junho de 2004

A máfia brasileira

Da mesma matéria mencionada no post abaixo, tiro esta citação:

"O Brasil tem porte, recursos naturais em abundância e liderança regional. E não tem nenhum dos problemas que afligem os atuais campeões de crescimento, como China, Índia e Rússia. A China é uma ditadura, a Índia é dividida por conflitos étnicos e religiosos, e a economia russa se organizou em torno de máfias. Por contraste, o capital brasileiro é superior ao desses países."

Discordo. O Brasil, como a Rússia, está tomado por uma máfia. Só que a máfia russa pelo menos é explicita e reconhecidamente criminosa.

A máfia brasileira não. Ela existe também em outros países, mas neles a população já consegue exercer algum controle (impossível eliminar, só controlar!) sobre as suas atividades.

Essa máfia tupiniquim tem um tripé fácil de explicar: políticos, imprensa e população.

Os políticos brasileiros parecem, no século XXI, os políticos americanos da década de 30 no século XX - envolvidos em todo o tipo de crime e certos da impunidade. Intocáveis.

É verdade que o quadro vem melhorado com a atuação do Ministério Público e da imprensa, mas num país com uma imprensa praticamente única (pelo menos no que tange a concorrência efetiva da imprensa que se vê, por exemplo, nos EUA) e com agendas clara de manutenção de seus bons canais com os governos, fica muito difícil esperar uma mudança drástica para melhor.

Alie-se a isso uma população majoritariamente deseducada e incapaz de perceber que seus representantes eleitos só tem por objetivo se locupletar, e você tem a máfia brasileira.

O Governo.

Menos governo e menos políticos é o primeiro passo para um Brasil melhor. Mas isso é, justamente, a estratégia inversa do atual governo.

E seria também de qualquer outro partido, porque - círculo vicioso - os políticos sabem que se ganha dinheiro excuso mesmo é no Governo.

Triste a situação do Brasil.

Nenhum comentário: