29 de junho de 2004

"Estado de guerra não é cheque em branco para o Presidente" - Suprema Corte Americana

O The New York Times traz um artigo sobre a decisão da Suprema Corte de garantir aqueles declarados "combatentes inimigos" pela administração W.Bush, tanto os detidos nos EUA quanto os que estão em Guantanamo, o direito de disputar legalmente sua prisão diante de um juiz ou outro "árbitro neutro".

Eu já disse aqui mais de uma vez, e recebi e-mails revoltados em português e inglês, e vou repetir em termos ainda mais claros...

Só porque EU digo que VOCÊ é terrorista ou combatente inimigo, não quer dizer que isso seja verdade. Eu posso estar enganado, eu posso estar sendo preconceituoso, eu posso estar sendo malicioso...

A administração W. Bush tem de provar seu caso contra cada um dos prisioneiros. Mas se estes prisioneiros não tem direitos legais, a administração pode fazer o que quiser com eles, pelo tempo que achar necessário.

Errado, errado, errado. E - brasileiros, segurem-se - anti-americano!

Pois agora a suprema corte determinou o que já devia ter sido garantido: direito a apresentação de acusações aos "combatentes inimigos" e um julgamento justo.

O artigo do NY Times discute em detalhes algumas das prisões. Vale a pena ler.

Nenhum comentário: