12 de junho de 2004

"Ignorancia produz confiança mais frequentemente que o conhecimento..." - C.Darwin

Você já deve ter trabalhado com aquela pessoa que não sabe o que está fazendo ou porque, mas acha que tem um desempenho soberbo. Eu trabalhei com vários assim. Alguns adotam a postura de incompreendidos ("eu não entendo porque não me promovem!" ou "eu não entendo porque não ganho aquele aumento!"), outros tem uma atitude mais grotesca, aproveitam qualquer oportunidade para tentar posar de super-competentes e se gabar dos "feitos". Estes últimos normalmente são os menos competentes (para não dizer completamente incompetentes).

Eu nunca entendi como é possível uma criatura não ter noção de suas reais qualidades e - pior - de seus defeitos.

Quero dizer, eu certamente não sei quais são TODOS os meus defeitos, mas tenho minha listinha (ok, lista!) de coisas que eu me esforço conscientemente para corrigir ou pelo menos controlar (as vezes com muita dificuldade). E conheço várias pessoas que fazem exatamente o mesmo - a gente nota!

Esbarrei neste artigo: Sem habilidade e inconscientes do fato: Como dificuldades em reconhecer a própria incompetência levam a auto-avaliações infladas (em inglês, tradução porca do google aqui!).

O texto é acessível, vale a pena ler. Mas em resumo: pessoas que não tem competência em determinado campo também não conseguem fazer auto-avaliações exatas de sua real capacidade, e por isso acreditam piamente serem capazes como poucos!

Ou seja: são incompetentes até em reconhecer a própria incompetência.

Dá pena.

Nenhum comentário: