7 de março de 2005

Você sabe quem sou eu?

Da capa do Globo Online de hoje:

"SEVERINO FALA DEMAIS

Empolgado com a recepção em sua cidade natal, o presidente da Câmara lembrou favores a eleitores e momentos em que acobertou situações irregulares. Citou até a vez em que, por telefone, pediu a um policial que soltasse conterrâneo com carteira de motorista vencida. 'Não vá me cutucar. Vou contar', disse à filha, que tentava contê-lo"


Qual a surpresa? Ainda mais em se tratando de um político?

No Brasil a famosa carteirada é fato comum. O famoso escapolir de uma obrigação ou de uma enrascada as custas de um contato e um conhecimento é não só normal, mas prova de que você é "pessoa de bem".

Outro dia, numa conversa com um vizinho aqui, ele me contou que o irmão dele estava preso. O crime - uma bobagem - não importa. Diante do meu choque, ele perguntou se era incomum as pessoas serem presas no Brasil.

Como explicar para um americano que depende? Depende de se você é pobre ou rico. Depende de se você tem um padrinho forte ou não. Que a Lei vale para uns mas não tanto para outros?!?

E atire a primeira pedra aquele que nunca apelou para o "conhecimento" para resolver um problema! Eu mesmo já o fiz. Mas quanto mais moro fora do Brasil mais acho esse comportamento inadequado.

E, provavelmente em alguns casos, ilegal.

Nenhum comentário: