1 de março de 2005

O Relatório de Direitos Humanos do Departamento de Estado dos EUA

O Departamento de Estado americano publicou o seu relatório anual sobre direitos humanos no mundo.

Curioso, fui ver o que diziam do Brasil. A maioria das coisas que são ditas é a mais pura verdade, fazer o quê?

Mas o que me impressionou foi que não há um relatório para os EUA em sí.

Em face dos recentes acontecimentos no Iraque e em Guantanamo, eu queria ver o que o Departamento de Estado tinha a dizer sobre Direitos Humanos por aqui.

Então, já que sou um contribuinte aqui nos EUA, mandei um e-mail para a instituição com o seguinte conteúdo (traduzido):

"Eu estava lendo o Relatório Annual de Direitos Humanos publicado por este Departamento em http://www.state.gov/g/drl/rls/hrrpt/2004/index.htm.

Parece que não há um relatório sobre Direitos Humanos nos EUA.

Porquê?

Não seria justo haver um relatório para comparar como nos saímos quando constratados a outras nações? Não seria esta o nível zero dos direitos humanos no planeta e o Congresso e o Povo poderiam ter a oportunidade de ver quem está a nossa frente e porque não estamos liderando (se este é o caso).

Eu apreciaria esclarecimentos sobre o assunto."

Se eu sumir foi porque o FBI bateu lá em casa... ;-)

Nenhum comentário: