11 de março de 2005

E daí?!?

Quem lê os dois postos abaixo pensa: "E daí".

Sei lá. Eu não sou um apreciador da condição humana, muito pelo contrário. Não gosto muito de gente. Eles mais me atrapalham e me aborrecem do que me ajudam ou comovem.

Mas nos dois casos eu não pude deixar de pensar... e até certo ponto me comover.

No primeiro caso, do casal de noivos, eu vi o meu passado. Toda relação amorosa no início é daquele jeito - alegre, level, risonha, irônica... Tudo é novo, tudo é descoberta e a paixão rola solta.

Devia ser proibido falar de amor em início de namoro! Devia ser proibido falar de compromisso! Porque a vida é mais do que o início de namoro. A vida a dois é mais do que carinho, risadas e sexo.

Em 5 anos, se tanto, ele vai estar de saco cheio de olhar para a cara dela. Ela vai estar de saco cheio das manias dele. E se não houver amizade e respeito além dessa paixão jovial, descobre-se que o castelo é de cartas e está vindo abaixo.

Eu ia dizer que seria ótimo se a paixão durasse pra sempre. Que seria legal viver naquele eterno início de namoro.

Mas deve ser um saco... Deve ser um porre ter a obrigação de ser engraçadinho, de achar apelidos carinhosos, de estar sempre pronto a surpreender ou ser surpreendido.

A maturidade da relação pode ser menos divertida, pode até em alguns momentos ser chata. Certamente é menos romântica. Mas traz cumplicidade. Traz um/uma companheiro(a) de vida, para dividir as risadas e as crises de choro.

Cumplicidade vale muito a pena.

O gordo, por outro lado, me fez pensar no presente e no futuro.

No presente porque tanto a aeromoça como eu tivemos a mesma reação à babaquice dele: prejulgamos o cara e decidimos que ele era um escroto. E aí, quando ele se revelou um ser humano tentando evadir o peso de um problema que todos nós tivemos ou vamos ter, mudamos radicalmente o pendulo da nossa avaliação.

Tem muita gente babaca e escrota no mundo, provavelmente a maioria dos seres humanos se enquadra nessa classificação (que é individual e egoista, quem é babaca pra mim não é pra você! E para você eu posso ser um tremendo babaca também...).

Mas as vezes, e a verdade é que não dá para adivinhar, uma pessoa pode estar SENDO babaca por um motivo qualquer. Sabe-se lá que dilema de vida aquela pessoa está enfrentando? Sabe-se lá que problema grave está regendo a conduta de um ser humano num determinado momento?

Por isso resolvi tentar me perguntar isso toda vez que me deparar com um babaca. Pode ser que eu vá aliviar pra gente realmente babaca e que merecia um esculacho, mas se isso evitar que eu detone um indivíduo que tem causa justa para estar sendo escroto, acho que vai valer a pena.

E o gordo também me fez pensar no futuro... Eu moro em outro país, longe dos meus pais, longe do meu irmão... Nenhum de nós está ficando mais novo.

Um dia posso ser eu, sentado numa poltrona de avião, procurando uma válvula de escape emocional.

Que esse dia demore muito.

Nenhum comentário: