11 de agosto de 2004

Direitos civis na terra da liberdade

Um amigo me envia esta singela nota sobre o estado das coisas aqui no país do Tio Sam.

Do Boing Boing: Leitor de Dungeons & Dragons é incomodado por seguranças numa barca.

Em miúdos: as barcas entre Nova Iorque e Nova Jersey tem vistorias de bolsas obrigatórias - na minha opinião, questionável (afinal, será que eles estão parando e vistoriando todos os carros que entram e saem de NY?) mas aceitável. Um segurança tentou confiscar o livro "Exalted: The Abyssals" por ser "inapropriado".

Eis o diálogo que se seguiu:

- Senhor, eu sinto que tenho de confiscar este livro.
- Você perdeu todo seu senso de realidade ? Você precisa confiscar... um livro?
- Sim. Eu sinto que é inapropriado que as outras pessoas na barca sejam expostas a ele.

Segue-se algum debate.

- Será que você não entende que é para sua segurança?
- Confiscar a arma ou uma bomba que alguém esteja carregando é para minha segurança. Talvez confiscar um canivete ou cortador de unhas seja para minha segurança. O que há de tão perigoso no meu livro?
- Ele é INAPROPRIADO!

Deprimente...

Dirão alguns: isto é com certeza a exceção!

Claro. Aliás: tomara!

Mas a verdade é que uma vez que você cria condições para que este tipo de invasão e restrição ao direito individual aconteça, os abusos irão obviamente se suceder e aumentar com o decorrer do tempo.

Nenhum comentário: