11 de agosto de 2004

Dica bossal do dia...

Procurando aquele velho amigo no Orkut mas só lembra de parte do último nome dele(a)?

Qualquer um que já trabalhou com SQL não vai se espantar, mas o Orkut aceita wildcards no "Friend Finder"...

Exemplo: Você sabe que o meu sobrenome tinha 'Lopes' mas não tem certeza quanto ao 'Souza". Voce pode procurar por:

First Name: Carlos%
(pro caso de eu ter dado o first name 'Carlos Eduardo')

Last Name: %Lopes
(por que você não lembra do meu sobrenome completo)

Isso vai trazer todos os 'Carlos (qualquer coisa)' que tenham o sobrenome '(qualquer coisa) Lopes'.

Não sei se tem isso em algum help do sistema. Descobri testando em frustração porque, por exemplo: Fábio e Fabio são - como deveriam - dois nomes diferentes; e sabe-se lá se o seu camarada figura usou o acento no próprio nome ou não?!?

Então, na dúvida, use o %.

Mas lembre-se: % significa "qualquer coisa" e não "qualquer um caracter".

Por exemplo: "F%bio" retornará Fábio, Fabio e Felibio.

E não, eu não tenho nenhuma mágica para tornar o Orkut mais rápido. Aliás, usar isso pode tornar a busca mais lenta...

E antes que eu me esqueça: B.Piropo é o cacete! ;-)

Nenhum comentário: