25 de maio de 2004

Um ano procurando emprego...

O Globo informa: para 27% dos desempregados a procura por trabalho já dura um ano...

Nada em especial contra o Lula. Minha bronca é com políticos em geral, porque todos fazem o que ele fez: nas eleições prometem o que não tem como cumprir e conquistam os cargos. Depois começam as desculpas... Vide aí a situação do emprego.

E o pior é que essas pessoas também não tem como usar esse tempo útil para se educar, para se reposicionar no mercado de trabalho, porque não existem programas que prestem este auxílio. E sem emprego eles não tem condições de pagar por ele.

Bastava o governo federal e/ou os governos estaduais darem um incentivo (abatimento de custos nos impostos, por exemplo) para as empresas particulares que precisam contratar mão de obra com determinada especialização desde que elas oferecessem cursos de treinamento para CANDIDATOS (não só para empregados). Os melhores a empresa podia contratar e os outros teriam tido a oportunidade de adquirir algum conhecimento que podia ser útil a outras oportunidades de emprego.

Claro, para não virar um maná de evasão fiscal como costuma acontecer no Brasil sempre que se abre uma brecha, limites teriam de ser estabelecidos e um controle sério (de preferência com duas auditorias independentes além da auditoria do governo) implantado.

Não resolveria o problema do desemprego, mas ajudaria.

Mas acho que não há NENHUMA proposta nesse sentido. Não sei se porque há algum impedimento legal ou porque simplesmente ninguém pensou nisso.

Também não sei - alguém pode dizer - se existe um canal para sugestões deste tipo...

Em termos de educação, infelizmente, continua o foco na universidade pública ao invés de na educação fundamental e nos adultos que precisam de emprego agora.

Nenhum comentário: