27 de maio de 2004

RSS, Bloglines, do que diabos você está falando?

Num post anterior eu balbuciei sobre RSS e bloglines, mas parece que não fui claro o suficiente.

Então umas clarificações possivelmente úteis:

RSS (Rich Site Summary) é um sistema de sindicalização de notícias/blog posts. Basicamente e em termos leigos, um arquivo XML é disponibilizado no endereço do seu blog e a partir daí todo e qualquer agregador de notícias (como o bloglines!!!) passa a poder ler seus posts direto desse "feed".

O feed do Considerações Rasteiras, por exemplo, pode ser visto aqui: http://celopes.blogspot.com/atom.xml.

Cada vez que eu faço um post, este RSS feed é atualizado com o novo post. E fica disponível para qualquer agregador de notícias e/ou outro sistema de acesso que use o feed.

E é aí que entra o bloglines para os leitores! Todos os dias, várias vezes por dia, eu acesso a página do bloglines e ele me informa quantos novos posts (desde a meu último acesso) cada RSS feed que eu assino recebeu, e me permite ver o post integral ou parcialmente (depende do que é disponibilizado pelo feed, ou seja quem decide é o autor do post).

E mais, eu posso pesquisar todos os feeds disponíveis. Por exemplo: se eu pesquisar por "Sargento Americano" o bloglines vai provavelmente informar que num blog chamado "Considerações Rasteiras" houve um post contendo este texto. E o leitor pode ler o post apenas ou assinar o RSS feed do meu blog.

Ou seja: para os leitores o RSS feed provê um mecanismo que habilita agregadores de notícias que provêem ferramentas de busca e uma central de leitura (e potencialmente muito mais!). E para o autor de posts uma outra forma de aumentar a exposição de suas idéias e alcançar novos leitores.

Ganham todos.

E como se ativa o RSS Feed no Blogger? Fácil. A partir do Dashboard clique em Change Settings, selecione "Site Feed", e marque o "Publish Site Feed" para YES. Decida se você quer publicar o post inteiro para o RSS feed (Descriptions = FULL) ou parcialmente (primeiro parágrafo ou os primeiros 255 caracteres, o que for menor) e grave as alterações. Republique o blog. Pronto.

Eu recomendo o bloglines fortemente! Não é só para blogs! Eu por
exemplo assino o RSS feed da Associated Press, da CNN, e outras agências de notícias. Ainda não achei feeds de agências brasileiras - se alguém souber quais são, a dica é bem aceita! :-)

E o bacana é que economiza um tempo danado: ao invés de navegar por 300 blogs/sites diferentes, bate-se no bloglines e passa-se a vista nas notícias; e ai escolhem-se que posts/notícias se quer ler e de que sites.

Isso é o básico... Eu ainda uso o bloglines para gerenciar meu blogroll (lista de links disponível aí a direita).

Eu mencionei que é de graça?

Depois me digam o que vocês acham!

Nenhum comentário: