31 de maio de 2004

SUS custeando tratamento para parar de fumar

O Globo informa: SUS vai custear tratamento de fumantes.

Deixa eu ver se eu concordo com isso?

Não!

Nem tanto contra a psicoterapia. Isso eu até podia admitir: grupos de apoio a quem quer parar de fumar, ok. De preferência com suporte mínimo do governo.

Mas adesivos, gomas de mascar e antidepressivo pagos com o dinheiro de todo mundo para ajudar um grupo a parar?

Sou contra.

Porquê? Porque o dinheiro podia ser melhor aplicado para tratar pessoas que precisam da saúde pública de verdade. Que tem problemas de saúde muito mais sérios. Crianças com cancer. Adultos com AIDS. Ou programas efetivos no combate ao surgimento de novos fumantes.

Cigarro não é de graça. Se quem fuma encontra dinheiro para comprar o cigarro, que redirecione o dinheiro para comprar estes medicamentos.

Em tempo, eu fui fumante. Entendo a dificuldade de parar.

Nenhum comentário: