13 de setembro de 2008

Porque não tem mais gente pensando assim, não sei...

Editorial do New York Times.

Tradução livre e apressada:

A visão do mundo da Governadora Palin

Depois de ver Sarah Palin na televisão nos últimos dois dias, estamos querendo saber o que, nesta terra, John McCain estava pensando quando a selecionou.

Se ele pensou seriamente que esta governadora de primeiro mandato - com menos de dois anos no cargo - está qualificada para ser presidente, se necessário, no momento perigoso que vivemos, isso suscita profundas dúvidas sobre seu julgamento. Se a escolha foi, como se suspeita, uma opção táctica, foi irresponsável a ponto de ser chocante.

Foi ruim o suficiente que o desempenho da Sra. Palin na primeira entrevista televisiva que fez desde que ela aderiu à chapa republicana foi tão visivelmente ensaiada e desprovida de consciência.

Mas muito pior é a estratégia que os republicanos escolheram para a Sra. Palin a 'frontwoman': conquistar a Casa Branca não com base em idéias, mas denegrindo a experiência, capacidade de julgamento e qualificações.

A ideia de que os americanos querem líderes que não têm nenhuma dessas coisas - que são tão cegamente certos do que a Sra. Palin chama de "a missão" que eles nem sequer pausam para reflexão - revela um desprezo pelos eleitores e levanta questões assustadoras sobre a forma como o Sr.McCain e Sra.Palin planejam comandar este país.

Um dos muitos momentos bizarros, na entrevista da ABC News por Charles Gibson foi quando a Sra. Palin, governadora do Alasca, desculpou sua falta de experiência internacional dizendo que os americanos não querem "alguém com um currículo gordo que talvez mostre décadas e décadas de envolvimento com a máquina de Washington onde, sim, talvez tenha tido a oportunidade de reunir chefes de estado. "

Sabemos que a intenção era suscitar a todos a pensarem Joe Biden. Mas por certo soou como uma boa descrição do Sr. McCain. Aqueles décadas de experiência do Senador do Arizona foram o que conquistaram a admiração de pessoas em ambos os partidos. Foi por essa experiência que ele foi o nosso candidato preferido nas primárias dos Republicanos.

As entrevistas deixaram claro que os americanos devem se preocupar com o currículo magro da Sra. Palin's e com sua falta de experiência. Considerem sua confusão quando o Sr. Gibson perguntou sobre a "doutrina" Bush, e sua observação sobre ter um 'insight' sobre a Rússia porque ela pode vê-la a partir de seu estado.

Mas isso não é o que nós mais nos incomodou em suas observações - e, lembre-se, se se tratasse de roteiro ensaiado, isso significa apenas que elas refletem os pontos de vista do Sr. McCain muito mais de perto. Outrossim, foi o sentimento que exercer julgamento, ter conhecimento e experiência são desvantagens para um presidente em um mundo habitado por terroristas da Al-Qaeda, uma China ascendente, a epidemia de AIDS, da pobreza e da guerra fratricida, no mundo em desenvolvimento e da profunda angústia econômica em casa.

A Sra. Palin falou várias vezes sobre nunca piscar. Quando o Sr. McCain pediu a ela para ser sua vice-presidente? "Você tem que estar conectado de uma forma tão empenhada na missão", disse ela, que "não se pode piscar."

Luta contra o terrorismo? "Nós devemos fazer o que for necessário, e não podemos piscar, Charlie, ao tomar essas decisões difíceis de onder ir ou quem tomamos como alvo.".

Suas respostas sobre por que ela havia dito para sua congregação que a falha política do Presidente Bush no Iraque era o "plano de Deus" não fez nada para dissipar as nossas preocupações acerca da sua confusão entre fé e política. Sua alegação de que ela estava citando um comentário de Lincoln completamente alheio ao assunto foi absurdo.

Esta nação sofreu durante 8 anos de um presidente mal-preparado, obstinado e que não pisca. Um que não parou para pensar antes de deflagrar uma guerra desastrosa por opção no Iraque. Um que alegremente olhou para o outro lado enquanto o Taliban e a Al Qaeda se reagruparam no Afeganistão. Um que obstinadamente cortou impostos e minou todos os esforços de regulação, criando a profunda crise econômica atual.

Em um mundo perigoso, os Americanos precisam de um presidente que sabe que a força real requer preparações e raciocínio sério.

Nenhum comentário: