19 de setembro de 2008

Liberdade...

É impressionante como as pessoas - até as pessoas inteligentes, bem formadas, cultas - tem uma certa confusão mental quando se trata de liberdade.

Durante a estréia de Katie Holmes na peça "All my sons", houveram protestos fora do teatro contra a Cientologia - que clama ser uma religião, mas que é chamada por detratores de culto.

Muita gente, ao saber dos protestos, reclamou: "Ué, e a liberdade de religião?"

Ninguém proibiu ninguém de seguir a Cientologia. Ninguém puniu ninguém por seguir a Cientologia. A liberdade de religião nos EUA vai bem obrigado. E a de expressão também - os críticos puderam dar voz a sua insatisfação que determinadas pessoas seguem/são forçadas a seguir o que na opinião deles é um culto perigoso.

Ter liberdade não significa ser aceito pela sociedade. A única garantia que a liberdade provê é que os governos de sociedades livres vão respeitar os direitos individuais e coletivos. Nada mais.

Qualquer um é livre para não ser cristão nos EUA. Não quer dizer que os cristãos vão achar sua opção linda. Muitos irão achar que é uma pena que uma pessoa tão bacana quanto você vá parar no inferno.

Qualquer um é livre para viver sua orientação sexual nos EUA. Não quer dizer que você não vá ser alvo de discriminação ou olhares assustados se beijar seu parceiro(a) em praça pública.

Você é livre pra fazer o que quiser, mas terá de lidar com as conseqüências.

Liberdade é diferente de passe livre.

Nenhum comentário: