12 de setembro de 2008

Desmentindo as falácias dos brasileiros roxos (1)

Pergunta pra um Inglês ou Americano se eles falam mal do país deles?
A primeira coisa que eu escuto ou leio quando alguém me ouve ou lê criticando o Brasil é algo como a pergunta acima.

A resposta é simples: claro que sim.

Nos carros nos EUA, muitos tem o adesivo "True Patriots question our lying government" (Patriotas de verdade questionam nosso governo mentiroso). Jornais e revistas publicam artigos TODOS OS DIAS criticando alguma faceta da sociedade americana. Blogs de americanos criticando os EUA existem aos milhares. Filmes e documentários. Michael Moore, alguém já ouviu falar?

O mesmo acontece com Ingleses, Japoneses, Italianos, Chineses (as escondidas para não serem presos e/ou mortos), Cuba (mas de longe, depois de escaparem do paraíso de Fidel Raul), e qualquer outro país que você se der ao trabalho de procurar.

Criticar seu país de nascimento, ou o país que você vive, não é sinal de que outros países necessariamente são melhores ou menos dignos de crítica. Eu, por exemplo, critico em igual proporção o Brasil e os EUA. São os dois países que eu conheço bem. As críticas são diferentes e o que motiva as críticas também. Mas as críticas existem.

Também não indica que eu prefira um país ao outro. Me é mais fácil conviver com os problemas e os revezes de onde moro, claro, senão não viveria aqui. Mas não tenho ojeriza ao Brasil e teria muita alegria em ver os problemas que mais me incomodam nele sendo adequadamente tratados.

O que me mata de rir é essas pessoas escavarem uma frase de efeito de um pensador qualquer como se a frase por si só provasse como eu sou um apátrida por me atrever a falar mal do Brasil. Porque as frases de efeito, normalmente, estão de uma forma ou de outra falando mal dos brasileiros ou do próprio Brasil! Exemplos: "Nova York e bom, mas uma merda. Rio e uma merda, mas bom." do Tom Jobim; ou "brasileiro é o narcisista às avessas" do Nelson Rodrigues; etc.

Porque o pensador que eles escolheram pode falar mal e eu não?

Criticar é saudável. Se não admitimos os problemas, se não discutimos os problemas, não há como encontrar soluções.

Nenhum comentário: