7 de setembro de 2008

Fannie Mae, Freddie Mac e o prêmio ao cidadão irresponsável...

Pois é. O Governo Americano tomou o controle do Freddie Mac e da Fannie Mae, as duas maiores agências de empréstimo para aquisição de imóveis dos EUA. Veja: não se trata de estatização - as empresas continuam sendo públicas (apesar de ninguém saber o que a intervenção significa para os investidores que detém ações das mesmas), mas estão sendo controladas pelo Governo - que já afirmou que remunerar os investidores passou a ser secundário no objetivo das mesmas.

Ao mesmo tempo que penso que sem a intervenção a crise se agravaria, como contribuinte fico um pouco revoltado. Eu tive o cuidado de não emprestar mais do que podia pagar, de não comprar uma casa além das minhas posses, de juntar dinheiro... E agora o dinheiro dos meus impostos vai ser usado para ajudar justamente a parcela da população que não fez nada disso - muito pelo contrário.

Acho que no decorrer da semana vamos descobrir o que essa intervenção vai significar para os mercados mundiais. As primeiras impressões - vindas dos mercados asiáticos - são de que a medida vai acalmar os mercados porque sugere que a crise imobiliária finalmente pode ser dirimida em breve.

Então fica assim: como contribuinte revoltado; mas como dono de uma casa que precisa ser vendida e investidor no mercado de ações, talvez eu deva estar feliz com o que está acontecendo com Fannie e Freddie.

PS. Me toquei que disse que as empresas continuam sendo públicas e que no Brasil isso pode ser entendido de forma inversa... Empresa pública - pra mim - é a empresa que tem ações disponíveis no mercado. Uma empresa pública é diferente de uma empresa ESTATAL. Acho que no Brasil ainda se pensa em empresa pública como pertencente ao Governo. Não foi minha intenção.

PPS. Claro que alguns dos maiores detentores de ações da Fannie e Freddie vão sofrer. Bancos em particular - que já não andam bem das pernas. Se vai haver mais quebradeira? É possível. Se o mercado não vai cair em função disso? Talvez, mas qual seria a alternativa?

Nenhum comentário: