Quando eu fui gerente por um breve período há alguns anos, eu certamente fiz muita coisa errada (ou que não faria de novo), afinal era a primeira vez que eu atuava numa função de liderança de equipe.
Mas uma coisa que eu nunca fiz, como gerente ou líder técnico, foi discurso para a equipe toda quando o problema está numa ou duas pessoas.
Eu sempre chamei quem quer que fosse que estivesse trabalhando de forma incorreta ou simplesmente não fazendo o que devia, e conversei numa boa mas com firmeza, explicando o que tinha que mudar.
Me irritam os gerentes que chamam a equipe inteira para fazer um discurso que só se aplica a dois gatos pingados. Me irrita porque eu tenho de ficar lá sentado tentando:
a) Descobrir do que diabos ele está falando
b) Imaginar se o que ele está dizendo se aplica a mim
c) Evitando perguntar "mas peraí, quem tá fazendo isso?"
Infelizmente, a maioria dos gerentes - experientes ou não - acham essa a maneira mais fácil de lidar com situações problema, porque dispensa o confronto.
Aqui nos EUA isso é ainda mais comum do que no Brasil, porque confronto é uma coisa impensável...
15 de fevereiro de 2005
Quando eu fui gerente...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário