15 de fevereiro de 2005

Quando eu fui gerente...

Quando eu fui gerente por um breve período há alguns anos, eu certamente fiz muita coisa errada (ou que não faria de novo), afinal era a primeira vez que eu atuava numa função de liderança de equipe.

Mas uma coisa que eu nunca fiz, como gerente ou líder técnico, foi discurso para a equipe toda quando o problema está numa ou duas pessoas.

Eu sempre chamei quem quer que fosse que estivesse trabalhando de forma incorreta ou simplesmente não fazendo o que devia, e conversei numa boa mas com firmeza, explicando o que tinha que mudar.

Me irritam os gerentes que chamam a equipe inteira para fazer um discurso que só se aplica a dois gatos pingados. Me irrita porque eu tenho de ficar lá sentado tentando:

a) Descobrir do que diabos ele está falando
b) Imaginar se o que ele está dizendo se aplica a mim
c) Evitando perguntar "mas peraí, quem tá fazendo isso?"

Infelizmente, a maioria dos gerentes - experientes ou não - acham essa a maneira mais fácil de lidar com situações problema, porque dispensa o confronto.

Aqui nos EUA isso é ainda mais comum do que no Brasil, porque confronto é uma coisa impensável...

Nenhum comentário: