19 de fevereiro de 2005

Na capa de O GLOBO: "Favelas denunciam ditatura do tráfico"

Numa daquelas declarações do óbvio, O Globo informa que os traficantes passaram de protetores a algozes nas favelas cariocas.

Seria pitoresco não fosse trágico!

Então as comunidades tinham os criminosos como protetores? E agora reclamam que eles se tornaram algozes... Hmm. Qual é a parte da palavra criminos que eles desconheciam o significado?!?

Não, não estou dizendo que eles aceitaram de bom grado a "proteção" dos contraventores. Mas no Rio, principalmente, há muito essa boa convivência da sociedade com a criminalidade se tornou lugar comum. Quem não se lembrava dos bicheiros teve a oportunidade de refrescar a memória com Don Giovanne Improta nessa novela carnavalesca...

O problema é que o tráfico fez algo ainda mais efetivo. Criaram feudos.

Agora, enquanto me solidarizo com as pessoas de bem que ficam reféns dos bandidos, só posso dizer que não vejo reparo possível.

Destituir os criminosos de seus feudos de que forma? Presença ostensiva de policiamento? Doce ilusão! Se a polícia não da conta de proteger quem efetivamente paga seus salários, o que dizer dos pobres e ainda por cima incorrendo num enorme risco de vida.

Eliminar o tráfico seria ótimo. Mas convenhamos que enquanto houver demanda, a oferta vai existir.

A tendência, infelizmente, é piorar.

E os respingos da violência lá nos morros continuarão sobrando para todos os cariocas.

Nenhum comentário: