10 de fevereiro de 2005

Pessoas inteligentes não trabalham tão bem sob pressão...

Em mais um daqueles estudos semi-científicos, a Miami University of Ohio (hein?!?) "descobriu" que pessoas sob pressão tendem a errar mais.

Inteligência, no estudo, é definido com base na memória imediata (short-term memory, alguém me dá um termo melhor em português?!), que de acordo com eles mantém informação relevante a performance e foco em tarefas.

E - oh, meu Deus, pasmem! - pessoas que não tem tanta "inteligência" (ou seja, tem menos memória imediata) não sofrem influência da pressão em suas execuções.

Deixa eu ver se eu entendi: gente inteligente, capaz de analisar o risco que uma decisão errada pode ter, sofrem mais sob pressão que gente burra, incapaz de entender os riscos...

Deve ser por isso que a grande maioria dos gerentes que eu tive eram uns idiotas... Quanto mais idiota, mais fácil de tomar decisões.

Ainda que as decisões erradas.

Nenhum comentário: