22 de janeiro de 2005

Debates, conversas ou... Correio?!?

Por causa de um post indicado pelo Del.icio.us do Jonas, me peguei pensando sobre se debater tem alguma serventia...

Por muito tempo eu achei que sim. Eu achava que me expressar com clareza e apresentar meu ponto de vista e opiniões fundamentalmente influenciaria o interlocutor.

E, pasmem! Eu continuo achando isso...

O que mudou foi a como eu encaro essa influência que eu posso exercer...

Antes eu tentava convencer os interlocutores. Tentava "ganhar" o debate. Tentava impor a minha posição sobre a posição dos outros. Eu acreditava que ia mudar alguma coisa nos outros ou no ambiente que nos cercava.

Debates, nesse sentido, são uma grande perda de tempo!

Hoje em dia eu acredito que existem algumas poucas situações sob o meu controle, algumas mais que eu posso influenciar (um pouco) o resultado, e uma enorme maioria que foge absolutamente do meu controle ou da minha esfera de influência.

Convencer alguém de alguma coisa - qualquer coisa - que essa pessoa queira se dar ao trabalho de realmente discutir, é muito complicado.

Hoje em dia o máximo que eu espero é plantar a possibilidade de uma opinião diferente na cabeça de um interlocutor.

Dependendo do interlocutor, nem isso... Aliás, dependendo do interlocutor eu sequer me manifesto.

A blogoesfera, para mim, não é uma conversa nem debate. Ambas as premissas requerem uma interatividade que é - no barato - fraturada pela natureza assincrona da web.

Eu penso nela mais como uma nova versão do correio...

Manja "pen-pals"? Cartas mesmo... Você escreve sobre as coisas que te afligem ou que te interessam e, de repente, aquele ou aquela camarada que se corresponde com você lá da Europa (ou do quarteirão ao lado) manda uma cartinha comentando.

O bacana desse novo correio é que as coisas ficam registradas de forma pública.

Facilitando o encontro com correspondentes a favor e contra as suas posturas.

Nenhum comentário: