31 de janeiro de 2005

É de doer...

Da coluna do Ancelmo Gois no Globo, apresento esta nota:

"No Fórum de Porto Alegre circulou o jornal 'Frente Operária', dos trotskistas-posadistas, que lá pelas tantas escreve que a tsunami foi 'mais um genocídio do sistema capitalista, que está em guerra contra a Humanidade'.

A matéria diz que só os países ricos tiveram informações sismológicas com antecedência."


Ou seja: ignore-se que foi a competição do capitalismo que incentivou o surgimento de diversas tecnologias que tomam parte na produção das informações sismológicas. Ignore-se também que os países que tinham acesso a informação não tinham quem contatar nos países que sofreram a tragédia porque não existe um órgão nos países afetados para receber e agir em casos de emergência. Ignore-se ainda que, mesmo que se houvesse informado diretamente o presidente da república de cada um dos locais afetados, não havia sistema de alerta. E, finalmente, ignore-se que vários dos locais afetados tinham no turismo uma fonte gorda de recursos e mesmo assim não tinham nenhuma dessas facilidades básicas.

A culpa das mortes é do capitalismo.

Eu não sei se é burrice ou simplesmente má fé - essa gente ganha a vida falando mal de algo/alguém e organizando tumultos - mas independentemente, é de uma ignorância inacreditável.

Dói.

Nenhum comentário: