14 de outubro de 2004

Vão levar na mão grande de novo...

Aqui nos EUA, como no Brasil, as pessoas tem de se registrar pra votar. O processo varia de estado para estado, no estado que eu estou o registro pode ser feito no dia da votação mas em outros há um período específico antes da eleição para o registro.

Só que, quando você se registra aqui tem de se declarar democrata, republicano ou independente.

Faz sentido? Pra mim também não! O voto continua secreto, mas a intenção do eleitorado já pode ser medida... Muito estranho.

Pois veja o que eu ouvi ontem no rádio: em alguns dos estados que tem prazo para registro, as bancadas de registro estão rasgando e jogando fora os registros de pessoas que se declaram democratas. Assim, no dia da eleição, a pessoa chega para votar, não consta da súmula do distrito e é impedida de votar.

A única menção que achei na imprensa escrita aqui, vem do Washington Post, reproduzida aqui!

De que adianta o Kerry ter sido o melhor nos debates, estar na frente de todas as pesquisas?

Ah, e não esqueçamos do Colégio Eleitoral... Parece que se o Kerry não ganhar no voto popular em pelo menos um desses três estados: Ohio, Pennsylvania e Florida; não há chances dele ganhar no Colégio Eleitoral.

E Ohio já foi prometido ao Bush pela empresa que instalou as máquinas de votação eletrônica - que como no Brasil não tem comprovante impresso do voto.

Vai muito mal na maior democracia do mundo...

Nenhum comentário: