11 de outubro de 2008

O dia que voltei a usar o Safari...

Desde que adotei o mac, me recusei a usar o Safari - browser da Apple.


Meu problema com ele, a princípio, era a falta de um ad-blocker. Tentei o Pith Helmet e o SafariBlock, mas o browser ficou instável e comecei a experimentar crashes ocasionais. Pra piorar, o Gmail se recusava a permitir o Google Talk a funcionar no Safari. Outro irritante era o fato de que para abrir links que normalmente abririam outra janela em uma tab, eu tinha de apertar command (apple) - no firefox há uma configuração para isso.

Como tenho de ter o Firefox instalado por causa da infinidade de plugins para web developers, passei a só usar o Firefox e fim de história.

Mas o Safari melhorou muito nas últimas versões. A ferramenta de busca em página é um espanto de útil, colocando uma película transparente sobre tudo menos o termo buscado; o menu de desenvolvedor, habilitável na página avançada das preferências do Safari, é útil - inclusive me permitindo abrir uma página em outro browser, criar pequenos trechos de HTML no snippet editor, mudar a user-agent string, etc.

Fazer o safari abrir uma link em outra tab sem ter de apertar outras teclas é controlável através de um comando defaults:
defaults write com.apple.Safari TargetedClicksCreateTabs -bool true
E eu descobri, via Pimp My Safari, o Safari AdBlock, que nos meus testes não afeta a estabilidade do browser e cumpre sua missão de bloquear as dezenas de propagandas embutidas em páginas. 

O Safari é também, ao que parece, um pouco mais rápido que o Firefox.

Nenhum comentário: