23 de outubro de 2008

Desenvolvedores e comunicadores...

Não, não é mais um dos meus inúmeros discursos contra a incompetência. Ainda que ultimamente eu tenha estado exposto a um grau enorme de incompetência e preguiça e me aborrecido intensamente com isso. Problema meu - já que tenho perfeita noção de que não posso mudar os outros, só a mim mesmo.

Ando pensando em como muito do que eu faço - já há algum tempo - tem a ver com comunicar as reais necessidades de um produto ou projeto não só para os usuários (que pensam saber o que precisam, mas confundem o que que querem com o que precisam) mas para o grupo interessado como um todo, incluindo gerência e até não usuários que vão se beneficiar com os resultados do projeto (aqui nos EUA, a palavra para definir esse grupo amplo é "stakeholders").

E não se trata só de comunicar, mas também de justificar, conseguir aprovação, mudar os objetivos, e até mesmo provar que o projeto não é necessário ou tem de ser completamente diferente.

É possível que um desenvolvedor esteja somente preocupado com código, com técnica, com o design da solução. Eu trabalhei com desenvolvedores que só queriam se preocupar com a parte técnica e nada mais. Alguns me diziam que "não é da minha conta, eu só faço o que mandam" e outros me diziam "eu não gosto de me envolver na política da coisa".

Claro, cada um com seu cada um.

Mas o que é mais útil para os seus clientes (internos ou externos)? Um desenvolvedor especialista em produzir código - mas que não avalia se o que está sendo produzido é efetivo ou que não se pronuncia quando sabe que o resultado não vai ser o pretendido - ou um desenvolvedor que tem uma visão mais ampla e que é capaz de apresentar problemas de uma forma que os outros envolvidos consigam compreender?

Quantas vezes eu não participei de reuniões onde os desenvolvedores estavam visivelmente frustrados por não conseguir convencer os usuários? Ou os usuários reclamavam que os desenvolvedores não estavam interessados em resolver o problema? Essa disfunção entre o técnico e o negócio é fatal para qualquer projeto. Como evitá-la?

Marketing...

Eu sei que muitos desenvolvedores não tem a melhor opinião dos profissionais de vendas ou das equipes de marketing. Mas temos algo a aprender com eles. Não é o como se comportar ou como escrever. Mas o como fazer as pessoas, os "stakeholders", entenderem o que estamos dizendo. Vender nosso ponto de vista.

Pra nos fazermos entender temos de ser mais do que criadores de soluções técnicas ou analistas de negócio - temos de ser comunicadores eficazes. E isso é um talento a parte. Mas que pode ser desenvolvido ou aprimorado.

Ser um desenvolvedor eficiente certamente foi o que me permitiu alcançar todos os empregos que eu quis. Mas ser um comunicador eficaz foi o que me garantiu não só mantê-los, mas ser tremendamente útil aos projetos como uma ponte entre técnicos e não técnicos.

Meus parcos conhecimentos de Marketing vieram de meio curso de pós graduação em Marketing da ESPM - tive de parar porque viajava demais a trabalho. E muita leitura sobre como ser um consultor (que é o que eu sou até hoje, ainda que esteja trabalhando para um cliente só, como consultor interno, e ainda que os outros na empresam não pensem em mim como consultor).

Não se trata de falar bem, ou conhecer o problema, mas de alcançar a audiência. Fazer com que eles não só vejam o seu ponto de vista, mas se entusiasmem por ele. Se possível fazer com que eles pensem que a idéia, o raciocínio, é deles - ouvintes.

Não é fácil, mas torna você um profissional mais completo e mais útil.

Nenhum comentário: