27 de outubro de 2008

A medida do dano...

Eis a prova do quanto os oito anos de administração W.Bush danificaram a imagem dos Estados Unidos e, principalmente, do partido Republicano não só nos EUA mas no mundo inteiro.

O iftheworldcouldvote.com é um site que simula o que aconteceria se o mundo inteiro pudesse votar nas eleições americanas. O resultado é avassaladoramente pró Obama.

E daí? O que muda nas eleições por causa disso? Nada.

Mas é um interessante experimento. 16 mil votos do Brasil, 80% favoráveis a Obama. 18 mil votos da Austrália, 90% favoráveis a Obama. 41 mil votos do Canadá, 81% favoráveis a Obama. 20 mil da Finlândia e 10 mil da França, ambos mais de 90% favoráveis a Obama. E não são só as nações grandes ou ricas. Cuba, com 84 votos, é 80% favorável a Obama.

O único país claramente favorável a McCain é a Macedonia, com 439 votos e 87% deles favoráveis ao McCain. E na linha divisória a Albania, com 56% dos seus 23 votos pró McCain, e - surpresa - a Venezuela é quase pro-McCain, com 47% dos 705 votos indo para o candidato Republicano.

O dano a imagem do país e do partido que a atual administração causou ainda vai durar quanto tempo?

Porque, sejamos sinceros, quem conhece a plataforma dos candidatos? O que Obama representa efetivamente? E McCain? A galera da Macedonia é tão antenada com a plataforma Republicana? Ou que tal o pessoal da França - será que eles entendem efetivamente toda a nuance do partido Democrata e a plataforma de Obama?

Seja lá quem for eleito, as expectativas do mundo inteiro para os EUA são enormes.

Será possível atendê-las?

Nenhum comentário: