11 de outubro de 2008

O que é melhor para o Brasil?

As eleições presidenciais americanas, marcadas para 4 de novembro de 2008, estão na cabeça de milhões no mundo inteiro.

"O que é melhor para o Brasil?" é a pergunta mais freqüente que eu recebo.

De acordo com Charles Shapiro, do Departamento de Estado Americano: "A política direcionada a América Latina e o Caribe será mantida nos mesmos parâmetros seguido pelos presidentes americanos nos últimos 30 anos" seja lá quem for eleito.

Ou seja: esperem mais do mesmo. É minha opinião pessoal também. No cenário mundial a América Latina é muito pouco importante para os EUA - apesar de serem fonte de muito do que se consome aqui. Os EUA sumariamente ignoram a região.

"O que é melhor para os EUA?" ninguém pergunta... Talvez por que o sentimento anti-americano no Brasil (e no mundo) hoje em dia seja tão aguçado.

Os que votam em John McCain insistem que Obama vai aumentar os impostos para os ricos, o que vai fazer com que investimentos - inclusive em novas empresas - diminuam. Tenho dificuldade em aceitar esse argumento... Os últimos 8 anos foram exatamente de diminuir impostos pra essa parcela da população e não sei se os resultados foram os esperados. 


Os que votam em Obama insistem que McCain vai continuar as políticas de governo dos últimos 8 anos - inclusive um princípio belicista e anti-diplomacia com o qual não concordo em absoluto.

Na balança, ao que parece, Obama pode ser uma melhor opção pra classe média - onde eu ainda me encontro apesar da crise. 

Se a política econômica que ele propõe vai anular os potenciais investimentos da classe alta?

O tempo dirá.

Nenhum comentário: