29 de maio de 2006

Direitos humanos == Respeito a Lei

Eu escrevi o texto abaixo em resposta a uma pessoa que, numa das comunidades de brasileiros no exterior do Orkut, começou a repetir a velha máxima que os brasileiros de saco cheio da violência não cansam de repetir:

- Direitos humanos só valem pros bandidos!!!

Eu cansei de repetir a mesma coisa para qualquer pessoa que pergunta, então transcrevo aqui o que escrevi lá. Assim posso apontar as pessoas pra cá e pronto. Acho que vou imprimir um cartão com o endereço deste post... Vou precisar. ;-)

O texto:

'Essa coisa de dizer "que só os bandidos tem direitos" pode soar excelente e verdadeira, mas não resiste ao teste da realidade.

A realidade é que os direitos do cidadão comum deveriam ser protegidos pelo Estado, a quem pagamos impostos pra isso. Não deveria haver necessidade de proteger os direitos humanos do cidadão honesto, porque ele não deveria estar sujeito a perda dos seus direitos mais básicos e portanto ter seus direitos humanos postos em perigo.

Infelizmente, não é isso que acontece no Brasil...

Já os presos, que tiveram seus direitos caçados e estão (em teoria) pagando seu débito com a sociedade por infringir as Leis que ela instituiu; estão à mercê do Estado (em teoria). Quando o Estado abusa do seu poder, de qualquer forma que seja, e coloca a única coisa que lhes resta (ou deveria restar) - sua condição humana - em risco; cabe a sociedade exigir que o Estado respeite a Lei.

Claro, no Brasil a teoria não é praticada.

Negar aos criminosos o direito básico de não serem torturados ou executados, é tão criminoso quanto qualquer ato que o próprio bandido cometeu.

É um Estado que não respeita a Lei não pode gerar uma sociedade que respeita a Lei.

É assim o ciclo se perpetua... Nos bandidos que não são recuperados, nos políticos que não vão presos, na sensação de que todo mundo pode se dar bem e que a Lei é realmente opcional!

Respeito a Lei. Punições exemplares independente de classe social ou situação financeira.

E em paralelo a isso, educação.'

Nenhum comentário: