14 de maio de 2006

Além do Cidadão Kane

O vídeo, já antigo, da BBC de Londres sobre a TV Globo e sua relação com o poder no Brasil é interessante como documento histórico...

Como crítica, tem de ser posta em perspectiva...

Basicamente eles identificam a realidade das organizações Globo: uma empresa bem sucedida, firmemente governista (independente de quem está no poder) porque é do vínculo com o poder que vem boa parte do seu sucesso; e que manipulou a opinião pública em diversas oportunidades em interesse próprio.

Não discordo de nada.

Mas que empresa faria qualquer coisa diferente?

A Globo existe com o objetivo de remunerar seus proprietários - assim como a padaria lá da esquina. O dono da padaria vai buscar qualquer tipo de vantagem competitiva que puder. No mundo inteiro é assim. E onde não é, existem outros problemas...

A Globo tem um poder extremo de penetração (criado e pago pelo Estado), sabe disso, e o usa muito bem. Sem competição - e essa é parte do problema.

A outra parte componente do problema é a audiência...

"Hein? Você vai culpar a audiência?"

Não. Eu disse que a audiência é a outra parte componente do problema.

A base do problema é educação. Um público deseducado não tem condição de identificar manipulações ou formar opiniões independentes daquilo que é apresentado. E a maior parte do público brasileiro não tem educação de qualidade disponível.

Até porque não interessa a quem poderia garantir este educação...

Uma massa deseducada garante que as eleições e os interesses de quem já está no poder e quem já está no topo da pirâmide, se perpetuem.

Corrigir somente o monopólio e não corrigir a deseducação não vai resolver.

E a deseducação, sejamos conscientes, não será corrigida.

Porquê não interessa a ninguém...

Plim-plim.

Nenhum comentário: