20 de maio de 2006

Chegou meu MacBook

Chegou "meu" Apple MacBook. O "meu" entre áspas é porque ele realmente é propriedade da empresa. Mas efetivamente fica comigo 24x7.

Steve Jobs, o C.E.O. da Apple, disse nesta entrevista com a CNBC e eu concordo: "O Mac é a melhor experiência computacional hoje".

Eu já tenho um Powerbook, a versão PowerPC do modelo de 15'' do atual MacBook Pro. O notebook que recebi é a versão "low-end", o MacBook.

Impressões:

a) Como todo produto Apple, o notebook é sólido. Não é como os notebooks da Dell ou da Toshiba, que parecem ser feitos de um plástico vagabundo.

b) A cor branca da carcaça não é a cor do interior. O interior é de um cinza-alvo, com teclas brancas.

c) O som dos auto-falantes não é tão bom ou tão potente com o do meu Powerbook.

d) O teclado tem uma aparência estranha - me lembrou quando vi o teclado to TK-85!!!! Fiquei apavorado! - mas a sensação é de um teclado comum. Levei 5 minutos pra me adaptar ao espaçamento das teclas.

e) O monitor é reflexivo (tecnicamente, glossy). A imagem é linda, mas ele reflete a luz como louco. Não me incomodou muito até agora, mas eu posso imaginar estar num ambiente com iluminação forte e ter problemas com reflexos...

f) O novo track-pad é excelente! O fato de eu poder usar dois dedos para fazer scrolling e transformar o botão em right-click, já se tornaram uma segunda natureza. A única coisa que ele não satisfez foi meu interesse em programar os cantos do trackpad em shortcuts para o éxpose. Sempre há o Sidetrack...

De resto a experiência é o que se espera de um Apple.

Eu vou precisar de mais memória, e o fato de o equipamento vir com dois módulos de 256 ao invés de um de 512 é irritante - uma clara tentativa da Apple de forçar os usuários a comprarem memória com eles (a preços muito mais altos que o mercado). Os 512Mb devem ser suficiente para usuários de "dia-a-dia".

Tá com US$1100 sobrando? Vale a pena...

Nenhum comentário: