11 de agosto de 2005

"Ou recebia assim ou levava cano"

Uma coisa que eu nunca entendi no Brasil é que, nas raríssimas vezes em que se investiga corrupção, os corrompidos são execrados pela sociedade. Punidos já é outra história...

Mas os corruptores, os caras que deram grana ou que se beneficiaram do esquema de corrupção, saem com "Se eu não fizesse outro fazia!", ou "É o único jeito que as coisas são feitas no Brasil", ou a mais nova - usada pelo Duda Mendonça - "Ou recebia assim ou levava o cano".

Eu não vou nem linkar o artigo do Globo.

O mais interessante é que ninguém - absolutamente ninguém - se surpreende. Todo mundo já sabe que é assim mesmo.

E o pior: muita gente batendo boca sobre quem tem culpa, quem tem de ser punido - e é claro que isso é imprescindível.

Mas o que eu quero é saber como vamos fazer para consertar o que está quebrado. Evitar que as mesmas coisas aconteçam de novo e de novo e de novo, enquanto o país afunda cada vez mais na ladroageme na sem-vergonhice.

Certo me disse meu pai, num e-mail recente onde eu reclamava de saudades da família, ao dizer "pelo menos você não está aqui para viver outra crise instituicional".

Mais uma.

Quando é que vamos tentar corrigir o problema???

Pelo jeito, nunca!

Nenhum comentário: