2 de junho de 2005

Porque usar o Flickr...

As pessoas tem me perguntando porque comecei a usar o Flickr para mostrar minhas fotos e porque eu defendo que todo mundo devia estar usando o Flickr.

Eis os motivos:

  1. Tags! Cada foto, na sua coleção no Flickr, pode ter quantos tags você quiser identificando coisas como: quem está na foto, que câmera foi usada, com que lente, com que flash, o local onde a foto foi tirada, o ano... O que você quiser! Quem cria os tags é você. O tag é só um conjunto arbitrário de meta-dados sobre a foto. Um exemplo: Nesta foto, eu tenho os tags (listados à direita da foto) 2005 (o ano que tirei a foto), Digital Rebel XT (a câmera que usei), Júlia (a personagem da foto), Memorial Day (o evento), SpeedLite 420-EX (o flash que usei), Spring (primavera), Wisconsin (o Estado), Madison (a Cidade) e Canon EF-S 18-55mm (a lente). Quem criou cada uma das tags fui eu - poderia por exemplo ter criado uma "American flag" (ou "Bandeira Americana" pra quem não gosta de inglês, não importa) porque ela está segurando uma. Mas o mais importante desse conjunto de meta-dados não é o fato de você estar organizando suas fotos, mas o fato que você pode, com o click do mouse, listar todas as fotos que a Júlia aparece simplesmente clicando no tag "Júlia". E que outros usuários do Flickr podem achar suas fotos simplemente fazendo uma busca por "Wisconsin", por exemplo.

  2. Notas! Veja esta foto. Ao passar com o mouse por cima dela, um quadrado aparece e se você pousa o ponteiro sobre o quadrado, uma nota flutua sobre a imagem. Isso são as notas. Dirá você "E daí?". E daí que você pode adicionar notas nas suas fotos e nas fotos de outros usuários do Flickr, e vice-versa. Você poderia, por exemplo, olhar esta foto e adicionar uma nota qualquer com uma pergunta ou uma observação.

  3. Comentários! Como neste blog, você pode deixar comentários para cada foto individualmente no Flickr. Você tem a chance de ter e prover feedback sobre cada foto dos seus contatos e até de gente desconhecida!

  4. RSS Feeds! Você tem a oportunidade de usar um feed agregator como o Bloglines (meu preferido) para saber quando novas fotos são postadas por seus contatos ou quando novos comentários são adicionados as suas fotos! Se você ainda não usa um feed agregator - MEU DEUS!!!! - leia isto pra entender porque você já devia estar usando...

  5. Grupos! Eu, por exemplo, faço parte dos grupos Brasil, Canon DSLR, Madison WI, Portugal e Wisconsin. Cada grupo tem seu pool de fotos e você pode contribuir pra eles com fotos suas. Por exemplo, no grupo Madison WI tem algumas fotos minhas... Os grupos são ótimos lugares para encontrar pessoas com interesses fotográficos similares aos seus e discutir como melhorar suas fotos ou apenas pedir críticas. Alguns grupos, como o Brasil, promovem "concursos" onde os membros votam nas melhores fotos de um determinado tema!

  6. Sets! A habilidade criar albuns onde as fotos podem ser organizadas. Eu tenho três (o limite para quem usa a conta gratuita do Flickr): Favoritas, Locais e Família. Uma foto pode perfeitamente estar em mais de um set ao mesmo tempo. Quem paga para usar o Flickr (menos de US$25 por ano) pode criar quantos sets quiser...

  7. Slideshows! Mais fácil mostrar do que explicar! Este aí é o slideshow das minhas fotos mais recentes. É possível fazer slideshows de um set específico também.

  8. Diferentes níveis de acesso! Eu, por exemplo, tenho fotos que só são acessíveis para quem eu designei como amigo ou família, e tenho fotos que estão disponíveis para o público em geral.


Esse post só arranhou a superfície da coisa. O Flickr oferece muita coisa legal para quem quer organizar e deixar disponíveis suas fotos para o acesso de amigos e parentes!

Se você ainda não está usando: porquê?

Se você já está usando para ver minhas fotos, é só começar a fazer o upload das suas também!

Eu recomendo!

Nenhum comentário: