14 de junho de 2005

Ai ai...

Eu não gosto nem de conversar mais com Brasileiros morando no exterior...

Parece escroto? E é.

Mas é a triste verdade. Por favor, não se ofendam... Mas é que cansa ver as mesmas opiniões expressas de novo e de novo e de novo...

Existem dois campos: os que acham que tudo no Brasil é uma merda (morando no exterior há pouco tempo ou que vem de uma estrutura financeira mais humilde) e os que acham que tudo fora do Brasil é uma merda (normalmente os de classe média/alta ou que simplesmente não conseguem sair do gueto).

Eu acho que sou um dos poucos que acha que morar em qualquer lugar - no Brasil inclusive - tem vantangens e desvantagens. E que cada um sabe com que vantagens e que desvantagens está a fim e/ou consegue conviver.

Quem acha legal viver no Brasil tem a minha benção para voltar pra lá. Quem não consegue nem cogitar a hipótese tem o meu suporte para continuar no exterior e viver sua vida como achar melhor. Amém!

Recentemente o argumento que ouvi foi "Brasileiro é muito iludido!". Basicamente a pessoa procedia a dizer que o Brasil não deve nada a nenhum país dito desenvolvido. Que temos tudo do bom e do melhor. E que há um senso de inferioridade exagerado no povo brasileiro. E, morando em um país dito desenvolvido, passou a comparar as instituições de um e de outro.

Através de lógica falha eu posso provar que o mundo é chato e não redondo.

Mas, pouparei os meus parcos leitores do exercício.

Vou apenas dizer - segredo, cá entre nós - que o Brasil em termos de instituições privadas rivaliza com as instituições de qualquer outro país - desde que estejamos comparando instituições nas principais cidades, esquecendo todo o restante do país.

Bancos, por exemplo, são mais e melhor informatizados nas grandes cidades do Brasil que aqui nos EUA. Mas aqui existem CENTENAS de bancos diferentes. Sem falar nas cooperativas de credito, que funcionam como bancos. De vários tamanhos e portes. Na cidadezinha mais insignificante você acha bancos locais. E todos funcionam como um banco grande.

Hospitais aqui são uma tristeza. Principalmente se se pensar que é tudo privado e que hospitais privados nas grandes cidades do Brasil costumam ser bons. Mas, em cidades pequenas existem hospitais de um porte que não são sonhados para cidades do mesmo porte no Brasil. Com equipamentos que as cidades grandes do Brasil não tem. Eu não sei como funciona para quem não tem condição de ter um plano de saúde como eu tenho (via empresa), não acho que haja o conceito de saúde pública gratuita. Então fica difícil de comparar com a saúde pública no Brasil, mas para quem precisou um dia esperar 4 horas - com uma possível fratura e o rosto sangrando - para ser atendido depois de um acidente de carro num hospital público de uma das maiores cidades do Brasil, não leva muita fé que os hospitais públicos brasileiros são bons.

Educação é pública e, aqui no meu estado, de qualidade. Moro numa cidade de 4000 habitantes que tem duas escolas. Todas informatizadas, com ginásios e uma estrutura que eu não tinha na minha escola particular... Educação no Brasil tem de ser privada. E quantas escolas privadas será que existem no Piauí? E quem no Piauí tem dinheiro para mandar os filhos para elas? Atenção: Piauí foi usado como um exemplo mas não tenho a intenção de ofender o ilustre Estado. Substitua pelo Estado que você mais detesta no Brasil... Vocês já assistiram algum Globo Reporter sobre escolas públicas no nordeste? Vamos ignorar as instalações por um instante. Hmmm. Vamos ignorar a falta de instalações. E a falta de material. E, algumas vezes, a falta de cadeiras. Vocês viram o corpo docente da escola - normalmente uma pessoa que é a única que sabe ler na cidade... Isso é ensino?

Vou evitar falar das instituições públicas como Polícia, Justiça, Legislativo e Executivo. Não gosto de chutar cachorro morto. E - antes que alguém me acuse - eu sei que corrupção tem em tudo que é lugar e que outros lugares tem cidades em estado de guerra, mas cite uma grande metrópole que não o Rio ou São Paulo onde carro blindado virou necessidade. Alguém? Que tal o fato de que os mesmos políticos continuam se reelegendo, escândalo atrás de escândalo...

Que tal o fato de eu poder trabalhar com informática em todos os estados do país? São 50 estados. Todos tem empregos na minha área. Melhor ou pior remunerados, mais ou menos interessantes. Mas tem. No Brasil eu só posso trabalhar em dois lugares - Rio e SP. Tenho amigos que tentaram mudar para o nordeste, Salvador, e não acham emprego por lá. E outros que mudaram para o Sul, só para serem despachados como consultores para... o Rio. Isso quando acham emprego né?

Tudo isso só para explicar que o Brasil - o país - tem muito que melhorar antes que os Brasileiros possam estufar o peito e dizer "não devemos nada a país nenhum".

Mesmo que quem more no Rio, BH, SP, e va lá, a sua cidade (para você não dizer que eu estou deixando de lado a importante metrópole de -insira o nome aqui-); o Brasil seja um país de primeiro mundo! Ou, pelo menos, de segundo.

Não somos.

O Brasil, o país, é extremamente subdesenvolvido. Enquanto não reconhecermos isso, não poderemos corrigir os males que nos afligem.

Se um dia vamos corrigir os males? Se vamos ser um país de segundo mundo pelo menos?

Eu, sinceramente, acho que não.

Antes que alguém começe de novo a me xingar: direito meu.

Apenas e tão somente uma opinião...

Em tempo: tudo isso não quer dizer que não hajam Brasileiros que saem do Brasil despreparados para a realidade que vão encontrar. Claro que tem gente que toma a decisão de sair do Brasil iludido(a) que vai ser fácil viver no exterior e que é só um universo de coisas boas.

Para esses o meu mantra: morar no exterior não é mais fácil ou melhor que morar no Brasil. É diferente. Converse com quem já mora fora. Obtenha tantas opiniões quanto humanamente possível. Pense.

Afinal você faria isso antes de comprar um carro, certo?

Nenhum comentário: