Do Jornal O Globo, coluna "Gente Boa" vem a seguinte perola:
Washington Olivetto vai dizer segunda-feira, numa palestra na D&AD’s, em Londres, que a publicidade brasileira não ganha mais prêmios porque boa parte dela é feita de referências intraduzíveis. O título da palestra foi feito de propósito por Washington para ter que explicar: “Publicidade realmente brasileira. Não é pra inglês ver. Nem entender.”
Mas não é assim no mundo inteiro? Todas as culturas tem referências que não são compreensíveis em outras línguas... Algumas, traduzidas, podem até ser ofensivas!
Exemplo: a famosa "Se o estupro é inevitável, relaxa e aproveita", funciona maravilhosamente até mesmo em ambientes de negócio no Brasil; mas nos EUA a frase soa terrivelmente ofensiva.
O que me espanta é um sujeito ir para um seminário para "defender" que é esse o motivo da publicidade do Brasil não ganhar mais prêmios.
Provavelmente é esse o motivo que a publicidade da Grécia não ganhar mais prêmios...
Eu hein!
7 de abril de 2005
E não é assim no mundo inteiro?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário