7 de abril de 2005

E não é assim no mundo inteiro?

Do Jornal O Globo, coluna "Gente Boa" vem a seguinte perola:

Washington Olivetto vai dizer segunda-feira, numa palestra na D&AD’s, em Londres, que a publicidade brasileira não ganha mais prêmios porque boa parte dela é feita de referências intraduzíveis. O título da palestra foi feito de propósito por Washington para ter que explicar: “Publicidade realmente brasileira. Não é pra inglês ver. Nem entender.”

Mas não é assim no mundo inteiro? Todas as culturas tem referências que não são compreensíveis em outras línguas... Algumas, traduzidas, podem até ser ofensivas!

Exemplo: a famosa "Se o estupro é inevitável, relaxa e aproveita", funciona maravilhosamente até mesmo em ambientes de negócio no Brasil; mas nos EUA a frase soa terrivelmente ofensiva.

O que me espanta é um sujeito ir para um seminário para "defender" que é esse o motivo da publicidade do Brasil não ganhar mais prêmios.

Provavelmente é esse o motivo que a publicidade da Grécia não ganhar mais prêmios...

Eu hein!

Nenhum comentário: