14 de setembro de 2007

iWork'08

Gostei bastante do iWork'08. Minhas notas:

a) Não posso falar absolutamente NADA do Keynote. Eu simplesmente evito a todo custo ter de compor apresentações. Se preciso for, elimino com brutalidade a pessoa que me pedir a apresentação.

b) Pages'08 é uma evolução boa do Pages'06. O modo de editor de texto colocou o programa mais perto do meu uso normal do que eu esperava. E me dá um controle de layout intuitivo que eu não tinha (por absoluta ignorância, tenho certeza) no Microsoft Word.

c) Numbers é uma surpresa. É difícil até de classificar. Sim, é uma planilha de calculo. Mas é uma cria de planilha com programa de layout. O fato de você poder colocar várias "sheets" numa mesma página e interoperar entre elas é interessante. Algumas coisas me irritam, a saber:

c.1) O export pra Excel tem uma mania chata de incluir uma página de "Table of Contents" dizendo que a planilha foi exportada do Pages. Neste blog deram a solução que se resume a um comando executado no terminal:

defaults write com.apple.iWork.Numbers EEDropTableOfContents -bool TRUE

c.2) O programa podia ser mais orientado ao teclado. Estou acostumado a criar uma formula em todas as outras planilhas da seguinte forma: pressiono o sinal de igual, e uso as setas pra ir até a primeira célula que desejo incluir na formula, digito o operador e uso as setas pra ir ate a segunda célula que desejo incluir na formula... E assim por diante. No Numbers, quando aperto o sinal de igual, um mini-popup sai da planilha. Tentar navegar as celulas da planilha usando as setas resulta em você se mover no texto da formula. Ou seja: seleção de células integrantes da formula só via mouse. Péssimo.

Tenho certeza que ainda vou me surpreender positivamente com alguns aspectos e negativamente com outros. É assim mesmo.

O importante é que o pacote família custa $99 e os programas atendem as minhas necessidades, admitidamente tímidas, para edição de textos e planilhas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola tudo bem? Sou usuario de excel e adquiri um mac e pretendo migrar para o Iworks. Queria saber se as formulas usadas no Numbers sao iguais a usada no Excel. Obrigado

C.E. Lopes disse...

Iguais? Não. A grande maioria das funções estão lá e o Numbers faz um esforço pra ser compatível. Mas haverá um esforço da sua parte pra converter as planilhas...