23 de agosto de 2006

O vício da fotografia...

Quem ainda não teve a chance de ver as minhas fotos no Flickr talvez não saiba da minha crescente paixão pelo assunto. É o meu hobby, agora que computação é essa obrigação enfadonha e insuportável.

O problema é que é um vício caro.

Eu tenho uma Digital Rebel XT (ou 350D, se você está na Europa). Ela custou um pouco menos de US$1000 e veio com uma lente básica (e não das mais úteis). Então, com uma grana que eu recebi como um presente por estar 5 anos na empresa anterior, investi numa lente um pouco melhor, e lá se foram mais US$500 e pouco. Tripé e monopé (o segundo eu me arrependi um pouco de ter comprado, não é tão útil quanto eu imaginei que seria) e lá se foram mais uns US$400. Cartões de memória, 2Gb no total, US$ 200 e pouco.

Veja, tudo isso foi comprado com certo sacrifício, porque não é pouco dinheiro e, sinceramente, é só um hobby! Ainda que eu tenha ambições a me profissionalizar, a verdade é que fotografia dificilmente vai gerar compensação financeira similar a que tenho com informática.

Só que agora eu quero uma Canon 5D, que custa quase US$2500 sem lente nenhuma (a razão é o sensor full frame). E quero outras três lentes que custam mais de US$1200 cada uma!!!

Claro, eu posso vender minha Rebel XT e a outra lente... Mas veja o que é o vício... Eu quero ficar com as duas câmeras. Posso até vender a lente básica (que não vale praticamente nada no mercado de lentes usadas) e a segunda lente que tenho (essa tem algum valor de revenda); mas a câmera serveria muito bem como um backup da 5D ou como uma câmera para usar em áreas de risco (como por exemplo todo o Estado do Rio de Janeiro).

Só que, com toda sinceradade, não tenho bala pra isso. Praticamente US$7000 em equipamento fotográfico eu só posso justificar se estivesse fazendo dinheiro com as minhas fotos...

E ainda vai demorar pra eu ter a cara dura de tentar vender alguma coisa. :-)

Nenhum comentário: