18 de agosto de 2006

Maçonaria

Eu sou um apaixonado por Historia. Um dos meus canais de TV favoritos é o History Channel, e já li dezenas de livros sobre a Historia de diversos momentos da humanidade.

Os Maçons (ou Freemasons, como são chamados nos EUA) salpicam a história do mundo - mas principalmente dos EUA - e o fervor com que as pessoas discutem se eles são "bons" ou "maus" sempre me fascinou.

Os Maçons são coisas diferentes para pessoas diferentes e eu sei muito pouco sobre eles. Claro, já ouvi e li tudo que é dito sobre eles. Mas o que é verdade e o que é mentira?

Eu sempre entendi que os Maçons eram homens que acreditavam em ciência, talvez porque os maçons na história da revolução americana eram avessos aos caminhos ultra-religiosos da Europa. Não que eu pense que ciência exclua uma crença no divino. Eu não tenho mais uma religião definida mas acredito numa força maior - ainda que não creia que essa força tenha qualquer interesse no que eu faça ou deixe de fazer.

Mas os maçons, ao que parece, tem 3 pontos básicos na sua doutrina:

a) Paternidade de Deus, independente de crença religiosa
b) Fraternidade Universal, decorrente do mesmo pai somos todos irmãos
c) Imortalidade da Alma, toda a humanidade será salva

Minha curiosidade só aumenta ao ler estes pontos...

Acreditar numa força divina que criou o universo, tudo que nos cerca e que somos, mas que não tem interesse específico no Ser Humano; se encaixa no conceito de Paternidade de Deus?

Se somos todos irmãos decorre, pelo menos para mim, que o fato de sermos todos humanos é mais importante do que nossa nacionalidade. Porque então eu já li em algum lugar que as lojas maçônicas de cada país tem suas tradições para louvar a pátria??? Porque uma organização geográfica - e va lá, cultural - mas criada de forma arbitrária (me refiro as nações) tem importância? E se somos todos irmãos, serão os maçons pacifistas e contrários as guerras?

E como conciliar a crença de que toda a humanidade será salva com a liberdade de crença religiosa, includindo religiões que pregam a crença no Inferno e no Céu? Se um Maçom é católico ou muçulmano, é possível reconciliar sua crença religiosa com sua participação na irmandade?

Finalmente, TODOS os maçons e todas as fontes de informação maçons fazem questão de frisar que Maçonaria não é uma religião, mas um modo de vida que preza honestidade, verdade, justiça, lealdade, caridade - enfim, todos os sentimentos nobres que o Ser Humano é capaz de demonstrar.

Mas, ao mesmo tempo, eles desistimulam (até proibem) a discussão de tópicos que possam criar animosidade entre os membros. Essa é, para mim, a coisa mais incompreensível! Como avançar os traços positivos da humanidade sem discutir de forma livre TODO o seu comportamento?

Promover o avanço da humanidade.

Não seria essa a missão mais importante de uma instituição que quer defender o que é certo e bom?

Nenhum comentário: