4 de setembro de 2006

Nova York, Nova Iorque, New York, whatever...

Pela segunda vez na vida passei alguns dias em NY. Volto pra casa amanhã.

NY é uma cidade que tem muita coisa legal, dentre elas: pense num tipo de comida. Qualquer coisa, de qualquer lugar do mundo. Pensou? Aqui tem. É impressionante. A vida cultural é show de bola. É como uma São Paulo "on steroids".

Mas hoje sou pai, e viver aqui com crianças é coisa pra gente com muita grana ou com pouco bom senso. O Central Park - que visitei pela primeira vez - não é o que a maioria de nós pensa. Pra quem é do Rio, é só pensar na Quinta da Boa Vista - só que relativamente seguro... É o refúgio das crianças. Porque o resto da cidade é óbviamente direcionada ao público entre 18 e 30, com muita renda disponível e pouco interesse pela vida familiar.

Segurança foi a grande mudança entre minha visita atual e minha visita anterior. Me senti absolutamente seguro, com câmera dependurada no pescoço (fotos no Flickr em breve), relógio e anel no dedo; até mesmo andando de metrô pelo Bronx. Na vez anterior, não sai Manhattan e não me senti muito tranquilo na maior parte do tempo.

Minha filha curtiu bastante o Bronx Zoo (mas reserve um dia inteiro só pra isso, é cansativo pra caramba!), e o tour da NBC foi interessante - ainda que caro - pra ver o estúdio do Saturday Night Live, e só. Claro que melhor seria ir ao estúdio assistir uma gravação, mas eles não aceitam menores de 18 anos e estão num hiato momentâneo. Também olhei o Conan O'Brien, o Colbert Report (dois dos meus ídolos) e o Daily Show With Jon Stewart (muito bom!); mas todos tinham o mesmo requerimento de idade. E vir pra NY pra largar minha filha enquanto eu vou bundear não é legal... De qualquer forma, a Júlia foi uma das voluntárias para uma demonstração de como funcionam as gravações dos noticiários locais. A NBC perdeu uma grande chance de fazer ainda mais dinheiro - se tivessem realmente gravado a apresentação dela e me cobrado $1000, eu dava um jeito de pagar.

Foi um passeio curto - 5 dias - mas bem divertido e interessante. Museu de História Natural (Dinos!!!), Intrepid Sea, Air and Space museum (um porta aviões da II Guerra e um submarino da mesma época, dentre outras coisas), F.A.O Schwarz (adivinha quem mais gostou dessa loja de brinquedos tão diferente das Toy R'Us da vida?), jantar na Little Italy; e até mesmo o "Dia do Brasileiro" na Little Brazil (só passamos, porque é muita gente e muita confusão pra minha cabeça).

Nada como ter amigos morando nos lugares certos...

Nenhum comentário: