29 de setembro de 2006

Um conselho...

Uma dessas semanas atarefadas que passaram, eu me peguei pensando se não seria a hora de voltar a buscar uma posição de gerência. Uma posição onde eu não tivesse de me aborrecer com os intermináveis detalhes e problemas técnicos. Uma posição onde eu coordenaria uma equipe de pessoas e usaria minha orientação técnica para auxiliar no alcance dos objetivos.

Assim que comecei a pensar nisso - obviamente fruto das frustrações com Java Swing e o novo ambiente de trabalho - comecei a rir sozinho... Pensei alto:

- Hoje eu me aborreço com os meus problemas técnicos e, ocasionalmente, com os indivíduos que me atrapalham. Se eu virar gerente eu vou estar sendo pago pra me aborrecer por um time inteiro e com um time inteiro. E não vão me pagar muito mais do que ganho pra eu ter essa dor de cabeça toda.

Prefiro ser uma abelha-operária bem paga do que ter um título, um aumento irrisório e me aborrecer 10 vezes mais. A vida já é complicada demais...

Dirão alguns: "mas se for assim, quem é que vai querer ser gerente???"

A resposta não é óbvia?

Quem precisa ser.

Em tempo: relendo o que escrevi ontem de madrugada, percebi que a última linha, acima, dá a entender que todo Gerente o é simplesmente porque não tem capacidade pra ser outra coisa. A intenção, sem dúvida, foi essa. Mas eu também trabalhei com vários gerentes que eram bons gerentes e poderiam ser, se quisessem, técnicos excelentes. Alguns optam pela gerência simplesmente porque a preferem. São a minoria, mas acontece. Não questiono a capacidade de alguns gerentes... Mas questiono a decisão de uma pessoa que tem capacidade técnica adequada, preferir se aborrecer muito mais pra ganhar mais ou menos o mesmo.

Nenhum comentário: