5 de dezembro de 2005

Faltou falar...

Greves, greves, greves...

Chegamos no Rio e sequer abriram nossos passaportes. Só viram que a capa do primeiro - no topo - era verde e que eu falava português. Se a foto no passaporte era minha ou de outra pessoa, nem se cogitou. Entramos. Enquanto isso turistas americanos eram assodados numa lenta e longa fila (eles não merecem, tanto quanto nós não merecemos este tratamento quando visitamos os EUA; mas é o preceito da reciprocidade burra internacional).

Acompanhados do nosso cachorro (não me perguntem, por favor - a decisão não foi minha!) somos informados que o Ministério da Agricultura está em greve!!!

A funcionária, educada porém jactante, fez questão de ilustrar que toneladas de carne e grãos apodrecem nos portos graças a greve. Que o Governo vai ter de se dobrar a vontade dos funcionários ou "o país para!".

Finda esta greve (não sei se porque o país parou) e obtida a autorização de embarque para o cão voltar conosco; na saída do país damos com uma operação tartaruga da Polícia Federal que exige "valorização" em cartazes coloridos que devem ter custado uma fortuna. Resultado: mesmo chegando ao aeroporto mais de duas horas antes do nosso horário de embarque, só conseguimos chegar ao portão de embarque 2 minutos antes do nosso horário de partida.

Isso enquanto pessoas que estavam muito mais atrasadas para seus vôos tentavam furar a fila descaradamente - algumas devidamente capturadas pelos agentes federais que as encaminhavam para o final da fila que eles mesmo causavam.

O Brasil é um país único!!!

Infra-estrutura da Índia, serviço público em greve como o da França, eficiência inversamente proporcional a da Alemanha...

Com impostos mais caros que os dos EUA.

Doi!

Nenhum comentário: