9 de novembro de 2004

Pequenas vitórias...

Cedendo as pressões do partido que quer que o Governo use os próximos 4 anos para mudar a impressão dos 49% da população que votaram contra ele, a administração Bush iniciou as mudanças necessárias para tornar o governo mais palatável.

Lá se vai Ashcroft, Procurador Geral.

Na visão extrema de Ashcroft, para sobreviver hoje é necessário implementar um governo Orwelliano; mais poder de polícia para o governo, particularmente nas áreas de vigilância, coleta de informações e controle, enquanto reduz as possibilidades de revisão judicial.

Aqui existe uma Lei chamada "Freedom of Information Act", criada em 1974. Em poucas palavras, a Lei requer que o Governo dê certas informações ao público se receber um pedido por escrito. Esta Lei só se aplica ao Governo Federal, mas imagine-se o poder disso? Jornalistas também são cidadãos, e agora não dependem mais de cavar uma fonte na estrutura do Estado. Um formulário, e uma transação obscura é revelada por força de Lei.

Ashcroft estava numa cruzada contra esta e várias outras leis que ampliam os direitos dos cidadãos perante o Estado.

Tudo sempre em nome da "segurança nacional".

Ninguém discute que os EUA tem o direito e o dever de proteger-se dos terroristas.

Mas suprimir direitos individuais e atacar o livre acesso a informações que garantem a transparência da máquina do Estado me parecem dar aos terroristas vitória por W.O.

Já vai tarde.

Nenhum comentário: