3 de setembro de 2004

Sobre o projeto de Lei "Salvo do Homosexualismo pelo Estado"

O João Ximenes Braga fez o seguinte post em seu blog:

"Deu aqui no Globo Online:

"Será votado na próxima semana pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei que cria o programa de auxílio às pessoas que voluntariamente quiserem deixar de ser homossexuais. O projeto de número 717/2003, do deputado Edino Fonseca, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj, prevê tratamento de reorientação sexual.

O projeto também estabelece convênios entre o poder público e organizações governamentais, não governamentais, associações civis, religiosas, profissionais liberais e autônomos".

O grifo é meu. Isso significa que organizações não governamentais, religiosas e profissionais liberais e autônomos poderão fazer convênios e receber dinheiro do estado para auxiliar as pessoas que voluntariamente quiserem deixar de ser homossexuais. Agora, peraí... Quem serão esses profissionais liberais e autônomos? Psicólogos certamente não, já que tais tipos de tratamento vão contra as recomendações das associações de classe. Então, quem serão os profissionais liberais e autônomos que vão levar essa grana? Bem, lutador de jiu-jitsu é profissional autônomo, né não? Será esse o tratamento?

Também estou curiosíssimo pra saber quais serão as ONGs que vão levar uma grana do governo por conta desse projeto. Será o GreenPeace? O VivaRio? Sei não. Duvido que seja alguma ONG de que a gente já tenha ouvido falar ou que tenha qualquer credibilidade.

E as tais instituições religiosas? Ah, essas a gente sabe muito bem. Afinal de contas, é mais fácil abrir uma instituição religiosa que uma microempresa. Há menos critério para alguém se auto-intitular pastor ou bispo que para conseguir carteira de motorista. Então, a resposta à pergunta "que instituição religiosa vai levar uma grana do governo a partir desse projeto?" é: qualquer uma, tanto faz.

O mais legal é isso aí: "Para justificar sua criação, Edino Fonseca aponta a falta de auxílio do poder público ou de instituições privadas às pessoas que querem deixar de ser homossexuais e ressalta que a mídia tem colocado a questão como um caminho sem volta". Ô, seu Edino, o lance é o seguinte: não é a mídia que diz isso, não. É a ciência.

Bem, o seu Edino é do Prona, o partido do Enéas. Aí, fazer o que, né? Rezar pro projeto não passar no plenário. Não porque seus princípios sejam errados. Não porque eu discorde da visão que o seu Edino tem do homossexualismo. Há muito tempo desisti de contra-argumentar com gente assim, pois tudo ricocheteia quando esbarra em dogmas religiosos ou pessoais.

O problema desse projeto do tal do Edino é que ele abre uma goteira enorme para que o dinheiro do estado seja usado por qualquer oportunista. E se o projeto passar, vai ser usado, sim.

Ainda bem que o Rio de Janeiro é um estado rico e bem administrado e esse dinheiro todo que vão roubar da gente não vai fazer falta."


Posto aqui só para eu poder assinar embaixo.

Nenhum comentário: