29 de junho de 2006

A doação de Warren Buffet

O que dizer de um ato de caridade de $35 bilhões de dólares???

Claro que depende de em que o dinheiro for empregado. Mas a julgar pelos últimos investimentos da entidade filantrópica de Bill Gates, não há o que temer quanto a isso.

Eu não vou repetir aqui o que já foi dito por gente muito mais competente.

Só quero pensar alto uma coisa: mas e os filhos e a família dele???

Um reporter perguntou exatamente isso: Mr.Buffet, o que seus filhos fizeram de errado???

A resposta foi que nada. Só que ele não acredita em herdar sua posição na sociedade.

Que em outras palavras quer dizer "meus filhos tem de fazer a vida deles como eu fiz a minha".

Sinceramente, essa é pra mim a maior diferença entre brasileiros e americanos. Não sei se pra melhor ou pra pior, mas eu quero deixar minha filha nas melhores condições que eu conseguir. Claro que eu não vou chegar a 1 bilhão. Talvez eu chegue a 1 milhão, com dificuldade. Mas o fato é que se eu puder deixar TUDO pra ela, eu deixaria.

O Sr.Buffet está certo. Tem gente que precisa do dinheiro dele muito mais do que seus filhos, que em teoria tiveram todas as chances na vida e terão condições de se sustentar sem dificuldades. Eu não tenho dúvida que retornar toda a boa sorte e os frutos do trabalho dele à sociedade é o certo.

Mas e aí? O que é que torna a cultura deles capaz de reconhecer e aceitar essa verdade e torna a nossa (ou pelo menos o meu modelo mental da nossa) incapaz de fazê-lo???

Louvável? Sem dúvida.

Pra mim, incompreensível.

Nenhum comentário: