5 de julho de 2005

Impressões sobre Portugal: fumo

Uma coisa que me impressionou negativamente em Portugal como um todo foi o uso de cigarros absolutamente em todos os lugares.

Sim, os maços tem um aviso dizendo que o cigarro mata, mas parece que os portugueses não se preocupam muito com isso...

Como ex-fumante (ou fumador como dizem em Portugal) - parei tem mais de 10 anos - foi uma tortura estar em restaurantes tentando comer cercado por gente fumando. Mesmo nas áreas para não-fumadores o cheiro e a fumaça são onipresentes.

Pessoas carregando crianças de colo e com um cigarro aceso a praticamente centimetros do rosto do pobre bebê. Ou cães sufocados pelas baforadas de seus donos em veículos com todas as janelas fechadas.

No Aeroporto de Portela, a confusão era total: algumas placas diziam ser o aeroporto uma área livre de fumo, outros diziam que haviam áreas especiais para fumantes; mas na realidade todo mundo fumava onde bem entendia. Inclusive os funcionários do aeroporto... Não tive coragem de tirar uma foto de um funcionário fumando tranquilamente bem embaixo de uma placa que dizia que o aeroporto era uma área "Smoke free". Nos banheiros, bem acima do repositório para o papel higiênico, há um pequeno aparato para se extinguir o cigarro - bastante usado por sinal.

Vejam, eu considero que cada um sabe de sí e que fumar é uma decisão pessoal. Eu parei, problema meu. Não estou aqui dizendo que as pessoas devem parar de fumar - ou melhor, até acho que devem; mas quem sou eu...

Mas tudo tem de ter um limite.

Ou não.

Nenhum comentário: