20 de dezembro de 2004

Atitudes religiosas aplicadas a tecnologia

Eu tenho visto muita gente nos blogs em português e inglês batendo boca ou defendendo ferrenhamente a tecnologia A, B ou C. Tem gente que se exalta mesmo, sob no seu palanquinho eletrônico, e balbucia denúncias contra esta ou aquela linguagem...

Eu sempre fui pragmático com relação a tecnologia.

Uso o que me pagarem mais para usar.

Simples assim.

Claro, se me pedirem para desenvolver um sistema online, 24x7, com portal web em Cobol, eu provavelmente diria não. Porque até mesmo o mercenário mais "baixo" (como eu) sabe que é necessário usar a ferramenta mais adequada para o trabalho.

Mas, sinceramente, Python pode ser a melhor coisa do mundo, PHP pode ser muito melhor que ASP, Delphi pode ser muito melhor que Powerbuilder - no fim das contas, para mim, vale o quanto eu posso ganhar no mundo real... Mesmo que, em casa, minha preferência seja outra linguagem.

Quantas oportunidades de trabalho existem para desenvolvedores Java? Quantas existem para desenvolvedores Python? Quanto pagam para cada uma das vagas?

Em tempo: a escolha das tecnologias mencionadas é aleatória. Não estou tentando de forma alguma ofender ninguém com minhas considerações.

Até porque, sinceramente, não ganho nada com isso.

Como dizia um colega: você não pode misturar o profissional com o dinheiro!

O bom profissional tem suas opiniões, claro, e deve mantê-las e até sustentá-las num debate sobre que caminho seguir na empresa para qual trabalha/presta serviços.

Mas, sinceramente, no fim do mês chegam as contas!

E se trabalhar com uma tecnologia inferior/menor/fadada ao desaparecimento/<insira sua opinião aqui>, vai comprar o leite das crianças - é a vida.

Nenhum comentário: