10 de fevereiro de 2007

A sociedade que reverteu ao estado primitivo...

E O Globo informa que, ao que parece, a Sub-Secretária de Saúde de Salvador contratou a morte de um outro funcionário da Secretaria - responsável pela área de licitações e contratos.

Claro, o fato de que a vítima trabalhava na área que tocava licitações aponta para um crime que objetivava queimar arquivo ou abrir o caminho para os cofres públicos. Qual dos dois, sinceramente, importa muito pouco.

O que importa, pra mim, é a constatação de que a sociedade brasileira atual chegou a um tal ponto de desensitivação com relação a violência na qual está imersa, que manda-se matar ou mata-se outro ser humano sem pensar duas vezes. Um empecilho mínimo, um detalhe num plano maior. Morto. Pronto.

E, como mencionei em outro post, a reação negativa da sociedade dura 1 dia ou 2, e depois o caso é esquecido e ingressa no vácuo do sistema legal brasileiro, onde além de levar tempo demais sendo avaliado, prescreve penas triviais (culpa do legislativo) e injustas (pobres sem defesa são punidos sumariamente, pessoas com um pouco mais na vida recebem um tratamento diferenciado).

Violência é um fenômeno da natureza humana. Mas se assombrar com a violência também deveria ser.

O que acontece no Brasil, cada dia mais, é a lenta e gradual destruição da humanidade na sociedade.

E tudo só tende a piorar...

Nenhum comentário: