8 de julho de 2006

Orkut, Digg, Slashdot...

Eu estou tão cansado desses sites de comunidade. Muito. Exausto.

Porque a maioria das pessoas não sabe:

a) Argumentar
b) Escrever (em inglês ou português, em suas línguas nativas!)
c) Ouvir/Ler

Nas comunidades de Brasileiros no exterior do Orkut, por exemplo, tem de tudo. Gente inteligente, gente arrogante, gente burra, gente metida... É um mini-universo mesmo. Muito representativo. Mas eu estou cansado de entrar num tópico e postar alguma coisa só pra ouvir um monte de grosserias, meias-verdades, mentiras deslavadas e ofensas pessoais a qualquer um que discorda do ponto de vista deles.

Mesmo pessoas que parecem, a primeira vista, inteligentes não conseguem manter um debate sem partir pra frases agressivas ou questionamentos de ordem pessoal. É um festival de patadas, as vezes simplesmente porque discordam de você.

O Digg é outro que me desanima. A maioria dos assuntos não técnicos comentados tem haver com a política dos EUA. É um assunto divisivo pros americanos que torcem pra Republicanos ou Democratas como Flamenguistas e Vascaínos. E sempre acaba se escambando pras ofensas generalizadas.

O problema não é de nacionalidade. É humano. Como, aliás, todos os outros problemas que não envolvem um animal irracional invertendo a cadeia alimentar (e mesmo nesses casos, as vezes, o problema é de estupidez humana!).

Não existe meio termo. É tudo extremado. É tudo maior do que a vida!!!

E não falei ainda dos Trolls. Troll é como os internautas americanos designam aquela pessoa que faz um post intencionalmente incorreto ou inflamatório com o único objetivo de criar controvérsia. A melhor resposta aos trolls é ignorá-los. Atenção é o que eles querem. Mas o ser humano é, parece, incapaz de ignorar. Gosta de um barraco e de uma boa briga! Principalmente quando não há a menor possibilidade de se machucar ou de confronto real, como é o caso das discussões online.

Eu não tenho paciência. Eu não tenho tempo pra essas coisas mesquinhas e sem propósito. Não tenho saco pra ficar discutindo um ponto - numa discussão até interessante - se cada vez que eu posto uma resposta, o interlocutor começa a sua dando uma porrada sem objetivo e que não tem nada haver com o assunto.

Não que eu seja mais importante, inteligente ou eloquente que ninguém. Eu trato todo mundo, independente de nacionalidade, estado civíl, orientação sexual, religião, escolaridade, e até espécie, como eu gostaria de ser tratado. Cortesia, educação e um pouco de simpatia nunca fizeram mal a ninguém...

Mas a vida já é complicada demais sem eu ficar me envolvendo em bate bocas sem propósito com pessoas que nunca vi e que não esboçam a menor esperança de se portarem como seres humanos capazes de conduzir uma discussão de um nível pelo menos polida.

Vou diminuindo, cada vez mais, minha participação nestes fórums.

Mas estou sempre a disposição. Mandem um e-mail - o endereço está aí ao lado - ou deixem um comentário aqui. Se a dúvida tem haver com imigração ou viver no exterior, informática ou percepção (a minha, é só o que possa dar) do modo de vida nos EUA; é só falar.

Nenhum comentário: