13 de janeiro de 2006

Nem tudo são flores no mundo Apple

Ontem a noite o meu Powerbook me informou que haviam updates disponíveis e eu - como a ovelha que sou - disse "Claro, instala aí!".

Resultado, depois de muito tempo instalando o sistema reinicializou e... Tã Dãaaaaa... Ao invés do login gráfico do Mac OS X, eu tomo cara adentro um login de texto, do BSD Unix que roda por baixo da interface gráfica.

Horas tentando fazer a coisa funcionar, boots em modo de segurança... E nada.

Quer dizer: a coisa não é o mar de rosas que todo mundo quer fazer você acreditar. Claro, pode ser que o problema fosse algum componente de software não padrão rodando no meu sistema, mas convenhamos que mesmo que seja este o caso o problema existe.

Francamente, mesmo assim, o que diferenciou o Mac OS X do Windows foi a solução do problema...

O Windows tem um modo de instalação de "reparo", mas pelo menos comigo ele nunca funcionou.

O do Mac OS X chama-se "Archive & Repair". Coloquei o DVD de instalação, reinicializei por ele (boot apertando a tecla C faz com que o sistema boot pelo disco no DVD player), selecionei a opção certa e - Záz!

Um backup do sistema operacional defeituoso foi feito para duas pastas do sistema operacional, o novo sistema operacional - um downgrade do que havia instalado no meu sistema - foi inicializado e TODOS OS MEUS DADOS FORAM DEVIDAMENTE PRESERVADOS.

Reinstalei uma ou duas opções não padrão e pronto.

O final da história é: a coisa não é um mar de rosas e muito menos perfeita, mas é muito melhor do que o que vi no mundo Windows.

Nenhum comentário: