20 de janeiro de 2009

Hail to the chief...

Pela primeira vez para Barack Obama, as 12:06, foi tocada "Hail to the chief" - a marcha oficial do Presidente dos Estados Unidos.

Começa aqui um momento histórico para os EUA - um país que até pouco tempo proibia o casamento interracial e ainda tem bolsões de racismo declarado e violento. Foi eleito e empossado um homem, aparentemente competente, inteligente e loquaz, independente da cor da sua pele. A mídia e os discursos da posse fizeram questão de enfatizar a cor da sua pele, mas o importante é justamente o contrário - a cor da sua pele não importou, e isso sim é um passo na direção certa. Para a humanidade.

O país parou para assistir a posse. A posse anterior que vivi nos EUA (Clinton para Bush) não chegou perto dessa. Milhares de pessoas em Washington enfrentaram o frio para prestigiar a cerimônia. Em Nova Iorque uma turba parou em Times Square. Escolas, como a da minha filha, pararam para ouvir o primeiro discurso como presidente em exercício.

O discurso foi honesto. Dividiu a culpa pelas adversidades atuais entre governo, empresas e indivíduos que falharam em fazer as escolhas corretas, e apertar o cinto. Obama insistiu que os americanos são os guardIões do legado de uma America livre e justa, fundada em princípios que jamais devem ser abandonados. Eu acho que os americanos exageram nesse sentimento de líder do mundo (não sei se o resto do mundo, conscientemente, demanda essa liderança)...

Claro que existem expectativas enormes. Claro que o momento é dos mais delicados para os EUA e para o mundo.

Só resta aos americanos, e - feliz ou infelizmente - ao mundo interconectado em que vivemos, esperar que as expectativas sejam recompensadas com gradual sucesso. Não para o bem de Obama, mas para o bem de todos nós.

Que clareza de pensamento, liberdade de expressão, e verdade tinjam o governo do novo presidente.

Nenhum comentário: